Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9059-6309
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais
Alternate title (s): Teacher-proposer and basic school - the challenges occurring in teaching theater: improvisation games in theatrical practices
Author: Pelaes, Rafael Bolito
First Advisor: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
First member of the Committee: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Second member of the Committee: Souza, Henrique Bezerra de
Summary: A presente dissertação visa investigar as práticas pedagógicas de um docente da educação básica no campo do ensino de teatro. Tem como tema central o mapeamento dos grandes desafios enfrentados nas aulas de teatro - decorrentes de políticas institucionais e práticas engessadas no ensino das artes - para, na sequência, traçar um caminho que intentará contorna-los em busca de uma prática artístico-pedagógica que esteja voltada a um ensino de teatro com qualidade. Em resposta às questões acima elucidadas, propomos a utilização de procedimentos atrelados às metodologias ludo-pedagógicas; para tanto, nos valeremos dos jogos de improvisação como meio formativo para a linguagem teatral. Neste sentido, a pesquisa também objetiva apresentar um relato reflexivo sobre o conjunto de experiências lúdicas vivenciadas pelos alunos dos 5ºs. anos da EMEF “Professor Iran Rodrigues” – escola municipal de ensino fundamental localizada no município de Pirassununga-SP, e que culminará em três processos criativos.
Abstract: The present study aims to investigate the pedagogical practices of a basic education teacher in the field of theater teaching. The main objective is to identify the greatest challenges occurring all along the theater classes - stemming from institutional policies and restrained practices in teaching the arts - then, consecutively, trace a way to attempt to overcome the challenges and find a pedagogic-artistic practice toward quality in theather teaching. Thus, this Project proposes using proceedings associated with ludic pedagogical methodologies; within games of improvising, to establish a theatrical language. In addition, this research intends to present a reflexive report about the group of ludic experiences lived by the students in the 5th grade of EMEF “Professor Iran Rodrigues” – a public elementary school located in the city of Pirassununga-SP, that will eventually culminate in three creative processes.
Keywords: Educação Básica
Basic Education
Ensino de Teatro
Theather Teaching
Jogos de Improvisação
Games of Improvising
Processos Criativos
Creative Processes
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Subject: Artes
Pedagogia do teatro
Teatro - Estudo e ensino
Arte na educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: PELAES, Rafael Bolito. Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
Date of defense: 7-Jun-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfessorPropositorEscola.pdfDissertação15.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons