Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pelaes, Rafael Bolito | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T16:30:11Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T16:30:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | PELAES, Rafael Bolito. Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the pedagogical practices of a basic education teacher in the field of theater teaching. The main objective is to identify the greatest challenges occurring all along the theater classes - stemming from institutional policies and restrained practices in teaching the arts - then, consecutively, trace a way to attempt to overcome the challenges and find a pedagogic-artistic practice toward quality in theather teaching. Thus, this Project proposes using proceedings associated with ludic pedagogical methodologies; within games of improvising, to establish a theatrical language. In addition, this research intends to present a reflexive report about the group of ludic experiences lived by the students in the 5th grade of EMEF “Professor Iran Rodrigues” – a public elementary school located in the city of Pirassununga-SP, that will eventually culminate in three creative processes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theather Teaching | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Games of Improvising | pt_BR |
dc.subject | Processos Criativos | pt_BR |
dc.subject | Creative Processes | pt_BR |
dc.title | Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher-proposer and basic school - the challenges occurring in teaching theater: improvisation games in theatrical practices | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Dirce Helena Benevides de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912456509075556 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rosimeire Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5007401696762612 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Henrique Bezerra de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5658295287500787 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6109103468258463 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação visa investigar as práticas pedagógicas de um docente da educação básica no campo do ensino de teatro. Tem como tema central o mapeamento dos grandes desafios enfrentados nas aulas de teatro - decorrentes de políticas institucionais e práticas engessadas no ensino das artes - para, na sequência, traçar um caminho que intentará contorna-los em busca de uma prática artístico-pedagógica que esteja voltada a um ensino de teatro com qualidade. Em resposta às questões acima elucidadas, propomos a utilização de procedimentos atrelados às metodologias ludo-pedagógicas; para tanto, nos valeremos dos jogos de improvisação como meio formativo para a linguagem teatral. Neste sentido, a pesquisa também objetiva apresentar um relato reflexivo sobre o conjunto de experiências lúdicas vivenciadas pelos alunos dos 5ºs. anos da EMEF “Professor Iran Rodrigues” – escola municipal de ensino fundamental localizada no município de Pirassununga-SP, e que culminará em três processos criativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 180 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 142461508 | - |
dc.crossref.doibatchid | 8862a84d-acd6-4c6a-b6c4-0d4381284c4e | - |
dc.subject.autorizado | Artes | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Pedagogia do teatro | - |
dc.subject.autorizado | Teatro - Estudo e ensino | - |
dc.subject.autorizado | Arte na educação | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProfessorPropositorEscola.pdf | Dissertação | 15.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License