Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPelaes, Rafael Bolito-
dc.date.accessioned2023-09-15T16:30:11Z-
dc.date.available2023-09-15T16:30:11Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationPELAES, Rafael Bolito. Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the pedagogical practices of a basic education teacher in the field of theater teaching. The main objective is to identify the greatest challenges occurring all along the theater classes - stemming from institutional policies and restrained practices in teaching the arts - then, consecutively, trace a way to attempt to overcome the challenges and find a pedagogic-artistic practice toward quality in theather teaching. Thus, this Project proposes using proceedings associated with ludic pedagogical methodologies; within games of improvising, to establish a theatrical language. In addition, this research intends to present a reflexive report about the group of ludic experiences lived by the students in the 5th grade of EMEF “Professor Iran Rodrigues” – a public elementary school located in the city of Pirassununga-SP, that will eventually culminate in three creative processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectEnsino de Teatropt_BR
dc.subjectTheather Teachingpt_BR
dc.subjectJogos de Improvisaçãopt_BR
dc.subjectGames of Improvisingpt_BR
dc.subjectProcessos Criativospt_BR
dc.subjectCreative Processespt_BR
dc.titleProfessor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatraispt_BR
dc.title.alternativeTeacher-proposer and basic school - the challenges occurring in teaching theater: improvisation games in theatrical practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Dirce Helena Benevides de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912456509075556pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Henrique Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658295287500787pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6109103468258463pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação visa investigar as práticas pedagógicas de um docente da educação básica no campo do ensino de teatro. Tem como tema central o mapeamento dos grandes desafios enfrentados nas aulas de teatro - decorrentes de políticas institucionais e práticas engessadas no ensino das artes - para, na sequência, traçar um caminho que intentará contorna-los em busca de uma prática artístico-pedagógica que esteja voltada a um ensino de teatro com qualidade. Em resposta às questões acima elucidadas, propomos a utilização de procedimentos atrelados às metodologias ludo-pedagógicas; para tanto, nos valeremos dos jogos de improvisação como meio formativo para a linguagem teatral. Neste sentido, a pesquisa também objetiva apresentar um relato reflexivo sobre o conjunto de experiências lúdicas vivenciadas pelos alunos dos 5ºs. anos da EMEF “Professor Iran Rodrigues” – escola municipal de ensino fundamental localizada no município de Pirassununga-SP, e que culminará em três processos criativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration180pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288pt_BR
dc.orcid.putcode142461508-
dc.crossref.doibatchid8862a84d-acd6-4c6a-b6c4-0d4381284c4e-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoPedagogia do teatro-
dc.subject.autorizadoTeatro - Estudo e ensino-
dc.subject.autorizadoArte na educação-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfessorPropositorEscola.pdfDissertação15.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons