Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2725-6730
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
Título(s) alternativo(s): Geography teaching and electronic games: a theoretical and practical discussion
Autor(es): Araújo, Igor Gabriel Marques de
Primeiro orientador: Barbosa, Tulio
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Amanda Regina
Segundo membro da banca: Novais, Carlos de Souza
Resumo: O presente trabalho tem como centralidade compreender os jogos eletrônicos a partir das possibilidades de ensino da ciência geográfica em sala de aula. As questões apresentadas contribuem para o entendimento da relação entre jogos, ludicidade, tecnologia, conhecimento e virtualidade. A educação geográfica passou por mudanças nas últimas décadas e essas estão associadas também as transformações tecnológicas, desta forma, a utilização lúdica de tecnologia com objetivos pedagógicos é o centro desse trabalho. Desta forma, contribuímos com discussão teórica e apresentamos possibilidades práticas para fundamentar o lúdico na sala de aula por meio de jogos eletrônicos.
Abstract: The present work has as its centrality to understand electronic games from the possibilities of teaching geographic science in the classroom. The questions presented contribute to the understanding of the relationship between games, ludicity, technology, knowledge and virtuality. Geographic education has undergone changes in recent decades and these are also associated with technological transformations, thus, the playful use of technology with pedagogical objectives is the center of this work. In this way, we contribute to a theoretical discussion and present practical possibilities to support the ludic in the classroom through electronic games.
Palavras-chave: Educação geográfica
Interatividade
Ludicidade
Conhecimento geográfico
Jogos eletrônicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAUJO, Igor Gabriel Marques de. O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoGeografiaJogos.pdfTCC4.41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons