Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2725-6730
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
Título (s) alternativo (s): Geography teaching and electronic games: a theoretical and practical discussion
Autor: Araújo, Igor Gabriel Marques de
Primer orientador: Barbosa, Tulio
Primer miembro de la banca: Gonçalves, Amanda Regina
Segundo miembro de la banca: Novais, Carlos de Souza
Resumen: O presente trabalho tem como centralidade compreender os jogos eletrônicos a partir das possibilidades de ensino da ciência geográfica em sala de aula. As questões apresentadas contribuem para o entendimento da relação entre jogos, ludicidade, tecnologia, conhecimento e virtualidade. A educação geográfica passou por mudanças nas últimas décadas e essas estão associadas também as transformações tecnológicas, desta forma, a utilização lúdica de tecnologia com objetivos pedagógicos é o centro desse trabalho. Desta forma, contribuímos com discussão teórica e apresentamos possibilidades práticas para fundamentar o lúdico na sala de aula por meio de jogos eletrônicos.
Abstract: The present work has as its centrality to understand electronic games from the possibilities of teaching geographic science in the classroom. The questions presented contribute to the understanding of the relationship between games, ludicity, technology, knowledge and virtuality. Geographic education has undergone changes in recent decades and these are also associated with technological transformations, thus, the playful use of technology with pedagogical objectives is the center of this work. In this way, we contribute to a theoretical discussion and present practical possibilities to support the ludic in the classroom through electronic games.
Palabras clave: Educação geográfica
Interatividade
Ludicidade
Conhecimento geográfico
Jogos eletrônicos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAUJO, Igor Gabriel Marques de. O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
Fecha de defensa: 29-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoGeografiaJogos.pdfTCC4.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons