Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38944
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-9580-5958 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | CEIM Brejo Bonito: Centro Educacional Infantil Municipal |
Autor(es): | Salvador, Skarllat Pereira |
Primeiro orientador: | Laverde, Albenise |
Primeiro membro da banca: | Vital, Giovanna Teixeira Damis |
Segundo membro da banca: | Alves, Henrique Vitorino Souza |
Terceiro membro da banca: | Merli, Giovanna Augusto |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de uma escola de educação básica em Brejo Bonito, pequeno distrito localizado no Alto Paranaíba-MG. Identificando as deficiências na infraestrutura escolar local, o projeto visa suprir as necessidades da comunidade, aplicando conhecimentos adquiridos durante a graduação. A pesquisa focou na revisão da literatura sobre arquitetura escolar, explorando conceitos pedagógicos, percepção sensorial e relações espaciais. Com base nesses fundamentos, o projeto busca criar um espaço educacional enriquecedor, estimulando a aprendizagem, interação social, bem-estar e conexão com a natureza. O objetivo é oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento integral das crianças, proporcionando educação de qualidade alinhada às necessidades da comunidade. |
Abstract: | This work aims to develop a project for a basic education school in Brejo Bonito, a small district located in Alto Paranaíba-MG. By identifying the deficiencies in the local school infrastructure, the project seeks to meet the community's needs, applying knowledge acquired during the graduation process. The research focused on reviewing the literature on school architecture, exploring pedagogical concepts, sensory perception, and spatial relationships. Based on these principles, the project aims to create an enriching educational space, stimulating learning, social interaction, well-being, and connection with nature. The objective is to provide an environment conducive to the holistic development of children, offering quality education aligned with the community's needs. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Educação infantil |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SALVADOR, Skarllat Pereira. CEIM Brejo Bonito: Centro Educacional Infantil Municipal. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38944 |
Data de defesa: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEIMBrejoBonito.pdf | TCC | 19.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Pranchas.pdf | Pranchas técnicas | 72.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons