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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG
Título (s) alternativo (s): Affirmative actions at the Federal University of Uberlândia: The quota law in the undergraduate course in pedagogy in Uberlândia - MG
Autor: Martins, Rafaela Rodrigues
Primer orientador: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Primer miembro de la banca: Reis, Jane Maria dos Santos
Segundo miembro de la banca: Correia, Iara Toscano
Resumen: O presente trabalho analisa se a implementação da Lei n° 12.711/12, a Lei de Cotas, promoveu o aumento ou não do número de ingressantes pretos/as, pardos/as e indígenas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica, entre os anos de 2019-2021. Para o alcance do objetivo, realizamos pesquisa documental e delineamos os processos históricos que permearam o debate sobre as ações afirmativas e a Lei de Cotas no Brasil. Ademais, efetuamos uma análise quantitativa a partir de dados disponíveis nos Anuários da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e apresentamos o número de estudantes que ingressaram no curso de Pedagogia entre os anos de 2019 e 2021. Os resultados encontrados apontam que entre as demais sub cotas, as vagas reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas subordinadas ao recorte socioeconômico (L2) e independente do recorte socioeconômico (L6) possuem os maiores números de ingressantes entre anos de 2019 e 2021. No entanto, o ingresso de estudantes nas modalidades (L2) e (L6) se manteve instável entre referidos anos, pois o número de estudantes ingressantes não apresentou aumentos ou diminuições discrepantes.
Palabras clave: Educação superior
Lei de cotas
Pretos/as, Pardos/as e Indígenas
Pedagogia
Sub cotas raciais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, Rafaela Rodrigues. Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892
Fecha de defensa: 26-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia

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