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dc.creatorMartins, Rafaela Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-08-11T18:41:14Z-
dc.date.available2023-08-11T18:41:14Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationMARTINS, Rafaela Rodrigues. Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectLei de cotaspt_BR
dc.subjectPretos/as, Pardos/as e Indígenaspt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSub cotas raciaispt_BR
dc.titleAções afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MGpt_BR
dc.title.alternativeAffirmative actions at the Federal University of Uberlândia: The quota law in the undergraduate course in pedagogy in Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8239652570307384pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Jane Maria dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034791367733866pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5027200079447887pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa se a implementação da Lei n° 12.711/12, a Lei de Cotas, promoveu o aumento ou não do número de ingressantes pretos/as, pardos/as e indígenas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica, entre os anos de 2019-2021. Para o alcance do objetivo, realizamos pesquisa documental e delineamos os processos históricos que permearam o debate sobre as ações afirmativas e a Lei de Cotas no Brasil. Ademais, efetuamos uma análise quantitativa a partir de dados disponíveis nos Anuários da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e apresentamos o número de estudantes que ingressaram no curso de Pedagogia entre os anos de 2019 e 2021. Os resultados encontrados apontam que entre as demais sub cotas, as vagas reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas subordinadas ao recorte socioeconômico (L2) e independente do recorte socioeconômico (L6) possuem os maiores números de ingressantes entre anos de 2019 e 2021. No entanto, o ingresso de estudantes nas modalidades (L2) e (L6) se manteve instável entre referidos anos, pois o número de estudantes ingressantes não apresentou aumentos ou diminuições discrepantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

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