Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Rafaela Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T18:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T18:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Rafaela Rodrigues. Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Lei de cotas | pt_BR |
dc.subject | Pretos/as, Pardos/as e Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Sub cotas raciais | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Affirmative actions at the Federal University of Uberlândia: The quota law in the undergraduate course in pedagogy in Uberlândia - MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8239652570307384 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Jane Maria dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7034791367733866 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Correia, Iara Toscano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5027200079447887 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa se a implementação da Lei n° 12.711/12, a Lei de Cotas, promoveu o aumento ou não do número de ingressantes pretos/as, pardos/as e indígenas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica, entre os anos de 2019-2021. Para o alcance do objetivo, realizamos pesquisa documental e delineamos os processos históricos que permearam o debate sobre as ações afirmativas e a Lei de Cotas no Brasil. Ademais, efetuamos uma análise quantitativa a partir de dados disponíveis nos Anuários da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e apresentamos o número de estudantes que ingressaram no curso de Pedagogia entre os anos de 2019 e 2021. Os resultados encontrados apontam que entre as demais sub cotas, as vagas reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas subordinadas ao recorte socioeconômico (L2) e independente do recorte socioeconômico (L6) possuem os maiores números de ingressantes entre anos de 2019 e 2021. No entanto, o ingresso de estudantes nas modalidades (L2) e (L6) se manteve instável entre referidos anos, pois o número de estudantes ingressantes não apresentou aumentos ou diminuições discrepantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AçõesAfirmativasUniversidade.pdf | TCC | 680.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.