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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG |
| Título(s) alternativo(s): | Affirmative actions at the Federal University of Uberlândia: The quota law in the undergraduate course in pedagogy in Uberlândia - MG |
| Autor(es): | Martins, Rafaela Rodrigues |
| Primeiro orientador: | Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim |
| Primeiro membro da banca: | Reis, Jane Maria dos Santos |
| Segundo membro da banca: | Correia, Iara Toscano |
| Resumo: | O presente trabalho analisa se a implementação da Lei n° 12.711/12, a Lei de Cotas, promoveu o aumento ou não do número de ingressantes pretos/as, pardos/as e indígenas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica, entre os anos de 2019-2021. Para o alcance do objetivo, realizamos pesquisa documental e delineamos os processos históricos que permearam o debate sobre as ações afirmativas e a Lei de Cotas no Brasil. Ademais, efetuamos uma análise quantitativa a partir de dados disponíveis nos Anuários da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e apresentamos o número de estudantes que ingressaram no curso de Pedagogia entre os anos de 2019 e 2021. Os resultados encontrados apontam que entre as demais sub cotas, as vagas reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas subordinadas ao recorte socioeconômico (L2) e independente do recorte socioeconômico (L6) possuem os maiores números de ingressantes entre anos de 2019 e 2021. No entanto, o ingresso de estudantes nas modalidades (L2) e (L6) se manteve instável entre referidos anos, pois o número de estudantes ingressantes não apresentou aumentos ou diminuições discrepantes. |
| Palavras-chave: | Educação superior Lei de cotas Pretos/as, Pardos/as e Indígenas Pedagogia Sub cotas raciais |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MARTINS, Rafaela Rodrigues. Ações afirmativas na universidade federal de Uberlândia: A lei de cotas no curso de graduação em pedagogia de Uberlândia – MG. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38892 |
| Data de defesa: | 26-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Uberlândia) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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