Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-1286-3376 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Química |
Autor(es): | Zandona, Mariana Bueno |
Primeiro orientador: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Primeiro membro da banca: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Santos, Welson Barbosa |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe apresentar as principais contribuições dos Estágios Supervisionados para a construção da identidade profissional de uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal. Assim, por meio de uma pesquisa autonarrativa, as principais ações realizadas nos Estágios Supervisionados são apresentadas mediante a reflexões e sentimentos construídos ao longo de quatro etapas: 1- imersão na escola para realizar a observação, a qual aconteceu no primeiro semestre do estágio; 2- realização de uma intervenção – produção de sabão, a partir da reutilização do óleo vegetal; 3- execução de uma sequência didática, a qual compõe a regência em ensino de Química; e, 4- desenvolvimento de um projeto de aplicação, o qual nos apropriamos do laboratório de Ciências para proposição de atividades experimentais. Para isso, levantamos questionamentos, considerações e apreensões acerca da relação estabelecida entre o Estágio Supervisionado e o ambiente escolar para a construção da identidade profissional de uma futura professora de Química. |
Abstract: | This research proposes to present the main contributions of Supervised Internships for the construction of the professional identity of a student of the Degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia (UFU) - Pontal Campus. Thus, through a self-narrative research, the main actions carried out in the Supervised Internships are presented through reflections and feelings constructed over four stages: 1- immersion in the school to carry out the observation, which took place in the first semester of the internship; 2- carrying out an intervention – production of soap, from the reuse of vegetable oil; 3- execution of a didactic sequence, which composes the regency in Chemistry teaching; and, 4- development of an application project, which we appropriated from the Science laboratory to propose experimental activities. For this, we raise questions, considerations and apprehensions about the relationship established between the Supervised Internship and the school environment for the construction of the professional identity of a future Chemistry teacher. |
Palavras-chave: | Pesquisa autonarrativa Estágio supervisionado Ensino de Química |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ZANDONA, Mariana Bueno. Uma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Química. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257 |
Data de defesa: | 16-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmaPesquisaAutonarrativa.pdf | 948.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.