Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZandona, Mariana Bueno-
dc.date.accessioned2023-06-29T19:01:51Z-
dc.date.available2023-06-29T19:01:51Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationZANDONA, Mariana Bueno. Uma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Química. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257-
dc.description.abstractThis research proposes to present the main contributions of Supervised Internships for the construction of the professional identity of a student of the Degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia (UFU) - Pontal Campus. Thus, through a self-narrative research, the main actions carried out in the Supervised Internships are presented through reflections and feelings constructed over four stages: 1- immersion in the school to carry out the observation, which took place in the first semester of the internship; 2- carrying out an intervention – production of soap, from the reuse of vegetable oil; 3- execution of a didactic sequence, which composes the regency in Chemistry teaching; and, 4- development of an application project, which we appropriated from the Science laboratory to propose experimental activities. For this, we raise questions, considerations and apprehensions about the relationship established between the Supervised Internship and the school environment for the construction of the professional identity of a future Chemistry teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa autonarrativapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleUma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe apresentar as principais contribuições dos Estágios Supervisionados para a construção da identidade profissional de uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal. Assim, por meio de uma pesquisa autonarrativa, as principais ações realizadas nos Estágios Supervisionados são apresentadas mediante a reflexões e sentimentos construídos ao longo de quatro etapas: 1- imersão na escola para realizar a observação, a qual aconteceu no primeiro semestre do estágio; 2- realização de uma intervenção – produção de sabão, a partir da reutilização do óleo vegetal; 3- execução de uma sequência didática, a qual compõe a regência em ensino de Química; e, 4- desenvolvimento de um projeto de aplicação, o qual nos apropriamos do laboratório de Ciências para proposição de atividades experimentais. Para isso, levantamos questionamentos, considerações e apreensões acerca da relação estabelecida entre o Estágio Supervisionado e o ambiente escolar para a construção da identidade profissional de uma futura professora de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode137810702-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPesquisaAutonarrativa.pdf948.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.