Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-1286-3376
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Química
Autor: Zandona, Mariana Bueno
Primer orientador: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Primer miembro de la banca: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Santos, Welson Barbosa
Resumen: Esta pesquisa se propõe apresentar as principais contribuições dos Estágios Supervisionados para a construção da identidade profissional de uma discente do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal. Assim, por meio de uma pesquisa autonarrativa, as principais ações realizadas nos Estágios Supervisionados são apresentadas mediante a reflexões e sentimentos construídos ao longo de quatro etapas: 1- imersão na escola para realizar a observação, a qual aconteceu no primeiro semestre do estágio; 2- realização de uma intervenção – produção de sabão, a partir da reutilização do óleo vegetal; 3- execução de uma sequência didática, a qual compõe a regência em ensino de Química; e, 4- desenvolvimento de um projeto de aplicação, o qual nos apropriamos do laboratório de Ciências para proposição de atividades experimentais. Para isso, levantamos questionamentos, considerações e apreensões acerca da relação estabelecida entre o Estágio Supervisionado e o ambiente escolar para a construção da identidade profissional de uma futura professora de Química.
Abstract: This research proposes to present the main contributions of Supervised Internships for the construction of the professional identity of a student of the Degree in Chemistry at the Federal University of Uberlândia (UFU) - Pontal Campus. Thus, through a self-narrative research, the main actions carried out in the Supervised Internships are presented through reflections and feelings constructed over four stages: 1- immersion in the school to carry out the observation, which took place in the first semester of the internship; 2- carrying out an intervention – production of soap, from the reuse of vegetable oil; 3- execution of a didactic sequence, which composes the regency in Chemistry teaching; and, 4- development of an application project, which we appropriated from the Science laboratory to propose experimental activities. For this, we raise questions, considerations and apprehensions about the relationship established between the Supervised Internship and the school environment for the construction of the professional identity of a future Chemistry teacher.
Palabras clave: Pesquisa autonarrativa
Estágio supervisionado
Ensino de Química
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ZANDONA, Mariana Bueno. Uma pesquisa autonarrativa: contribuições dos estágios supervisionados para a construção da identidade profissional de uma professora de Química. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38257
Fecha de defensa: 16-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UmaPesquisaAutonarrativa.pdf948.95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.