Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37783
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Crescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó)
Título (s) alternativo (s): Grow up Menire: Education, learning and agency among Mebengokre (Kayapó) women
Autor: Pereira, Thaís de Souza
Primer orientador: Silveira, Diego Soares da
Primer miembro de la banca: Mano, Marcel
Segundo miembro de la banca: Cohn, Clarice
Resumen: Esta dissertação apresenta minhas percepções sobre a formação da mulher Mebengokre a partir das vivências na aldeia A’Ukre nos últimos anos. São abordadas aqui suas principais relações e a forma como se dão essas relações no cotidiano e ao longo da vida; suas formas de ensino e aprendizagem; a inserção de elementos kuben (estrangeiros) em seu cotidiano, como o exemplo da festa de aniversário da aldeia e campeonatos de futebol; e as percepções de gênero e agência feminina Mebengokre. As experiências dos Mebengokre com seus parentes do mesmo gênero e grupos de idade, com quem crescem e passam a explorar o ambiente com grande liberdade, são de especial importância para o aprendizado entre eles. Com seu grupo de parentes maternas de idade próxima, as menire passam por todas as fases da vida, compartilhando a maior parte dos momentos cotidianos. Em contraste com a visão de que as mulheres Mebengokre estão relegadas à esfera doméstica, sendo caracterizadas como submissas, enquanto os homens monopolizam a esfera pública, é notável a agência feminina Mebengokre que se expressa tanto em suas atividades tradicionais como a pintura, as colheitas e cuidados na roça, participação nas festas, na sua importância na estrutura familiar, política e econômica.
Abstract: This dissertation expresses my perceptions about the formation of Mebengokre women from my experiences in the A'Ukre village in recent years. Their primary relationships and the way these relationships are dealt with in daily life and throughout life are discussed here; their methods of teaching and learning; the introduction of kuben (foreign) elements into their daily lives, examples being the village's birthday party and football championships; and the perceptions of gender and female agency Mebengokre. The Mebengokre's experiences with their relatives of the same gender and age groups, with whom they grow and begin to explore the environment with great freedom are of particular importance of learning among them. With her group of maternal relatives of close age, the menire go through all phases of life, sharing most of the everyday moments. In contrast to the view that Mebengokre women are relegated to the domestic sphere, being characterized as submissive while men monopolize the public sphere, the Mebengokre female agency is notable, which is expressed both in their traditional activities such as painting, harvesting and care in the fields, participation in festivals as well as their importance in the family structure, politically and economically.
Palabras clave: Mebengokre
Kayapo
Mulher
Indígena
Aprendizado
Educação
Menire
Cultura
Agência
Indigenous
Learning
Education
Menire Culture
Agency
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Sociologia
Antropologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Cita: PEREIRA, Thaís de Souza. Crescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó). 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37783
Fecha de defensa: 25-mar-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Dissertação Crescer Menire - Thaís Pereira.pdf1.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons