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dc.creatorPereira, Thaís de Souza-
dc.date.accessioned2023-04-28T19:35:56Z-
dc.date.available2023-04-28T19:35:56Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Thaís de Souza. Crescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó). 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37783-
dc.description.abstractThis dissertation expresses my perceptions about the formation of Mebengokre women from my experiences in the A'Ukre village in recent years. Their primary relationships and the way these relationships are dealt with in daily life and throughout life are discussed here; their methods of teaching and learning; the introduction of kuben (foreign) elements into their daily lives, examples being the village's birthday party and football championships; and the perceptions of gender and female agency Mebengokre. The Mebengokre's experiences with their relatives of the same gender and age groups, with whom they grow and begin to explore the environment with great freedom are of particular importance of learning among them. With her group of maternal relatives of close age, the menire go through all phases of life, sharing most of the everyday moments. In contrast to the view that Mebengokre women are relegated to the domestic sphere, being characterized as submissive while men monopolize the public sphere, the Mebengokre female agency is notable, which is expressed both in their traditional activities such as painting, harvesting and care in the fields, participation in festivals as well as their importance in the family structure, politically and economically.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMebengokrept_BR
dc.subjectKayapopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMenirept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAgênciapt_BR
dc.subjectIndigenous-
dc.subjectLearning-
dc.subjectEducation-
dc.subjectMenire Culture-
dc.subjectAgency-
dc.titleCrescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó)pt_BR
dc.title.alternativeGrow up Menire: Education, learning and agency among Mebengokre (Kayapó) womenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Diego Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780621730823755pt_BR
dc.contributor.referee1Mano, Marcel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964635188776824pt_BR
dc.contributor.referee2Cohn, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714080901123094pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0407531860402936pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta minhas percepções sobre a formação da mulher Mebengokre a partir das vivências na aldeia A’Ukre nos últimos anos. São abordadas aqui suas principais relações e a forma como se dão essas relações no cotidiano e ao longo da vida; suas formas de ensino e aprendizagem; a inserção de elementos kuben (estrangeiros) em seu cotidiano, como o exemplo da festa de aniversário da aldeia e campeonatos de futebol; e as percepções de gênero e agência feminina Mebengokre. As experiências dos Mebengokre com seus parentes do mesmo gênero e grupos de idade, com quem crescem e passam a explorar o ambiente com grande liberdade, são de especial importância para o aprendizado entre eles. Com seu grupo de parentes maternas de idade próxima, as menire passam por todas as fases da vida, compartilhando a maior parte dos momentos cotidianos. Em contraste com a visão de que as mulheres Mebengokre estão relegadas à esfera doméstica, sendo caracterizadas como submissas, enquanto os homens monopolizam a esfera pública, é notável a agência feminina Mebengokre que se expressa tanto em suas atividades tradicionais como a pintura, as colheitas e cuidados na roça, participação nas festas, na sua importância na estrutura familiar, política e econômica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023pt_BR
dc.crossref.doibatchidb9242175-68e0-4024-aae2-3e0ed9087fb4-
dc.subject.autorizadoSociologiapt_BR
dc.subject.autorizadoAntropologiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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