Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37783
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Crescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó)
Alternate title (s): Grow up Menire: Education, learning and agency among Mebengokre (Kayapó) women
Author: Pereira, Thaís de Souza
First Advisor: Silveira, Diego Soares da
First member of the Committee: Mano, Marcel
Second member of the Committee: Cohn, Clarice
Summary: Esta dissertação apresenta minhas percepções sobre a formação da mulher Mebengokre a partir das vivências na aldeia A’Ukre nos últimos anos. São abordadas aqui suas principais relações e a forma como se dão essas relações no cotidiano e ao longo da vida; suas formas de ensino e aprendizagem; a inserção de elementos kuben (estrangeiros) em seu cotidiano, como o exemplo da festa de aniversário da aldeia e campeonatos de futebol; e as percepções de gênero e agência feminina Mebengokre. As experiências dos Mebengokre com seus parentes do mesmo gênero e grupos de idade, com quem crescem e passam a explorar o ambiente com grande liberdade, são de especial importância para o aprendizado entre eles. Com seu grupo de parentes maternas de idade próxima, as menire passam por todas as fases da vida, compartilhando a maior parte dos momentos cotidianos. Em contraste com a visão de que as mulheres Mebengokre estão relegadas à esfera doméstica, sendo caracterizadas como submissas, enquanto os homens monopolizam a esfera pública, é notável a agência feminina Mebengokre que se expressa tanto em suas atividades tradicionais como a pintura, as colheitas e cuidados na roça, participação nas festas, na sua importância na estrutura familiar, política e econômica.
Abstract: This dissertation expresses my perceptions about the formation of Mebengokre women from my experiences in the A'Ukre village in recent years. Their primary relationships and the way these relationships are dealt with in daily life and throughout life are discussed here; their methods of teaching and learning; the introduction of kuben (foreign) elements into their daily lives, examples being the village's birthday party and football championships; and the perceptions of gender and female agency Mebengokre. The Mebengokre's experiences with their relatives of the same gender and age groups, with whom they grow and begin to explore the environment with great freedom are of particular importance of learning among them. With her group of maternal relatives of close age, the menire go through all phases of life, sharing most of the everyday moments. In contrast to the view that Mebengokre women are relegated to the domestic sphere, being characterized as submissive while men monopolize the public sphere, the Mebengokre female agency is notable, which is expressed both in their traditional activities such as painting, harvesting and care in the fields, participation in festivals as well as their importance in the family structure, politically and economically.
Keywords: Mebengokre
Kayapo
Mulher
Indígena
Aprendizado
Educação
Menire
Cultura
Agência
Indigenous
Learning
Education
Menire Culture
Agency
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Sociologia
Antropologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: PEREIRA, Thaís de Souza. Crescer Menire: Educação, aprendizado e agência entre as mulheres Mebengokre (Kayapó). 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37783
Date of defense: 25-Mar-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Crescer Menire - Thaís Pereira.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons