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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37697
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1371-135X |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Comportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbrido |
Título(s) alternativo(s): | Dynamic Behavior of a Tilting-pad Thrust Bearing Operating under a Hybrid Lubrication Regime |
Autor(es): | Barbosa, Jefferson Silva |
Primeiro orientador: | Cavalini Junior, Aldemir Aparecido |
Primeiro coorientador: | Santos, Ilmar Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Nicoletti, Rodrigo |
Segundo membro da banca: | Daniel, Gregory Bregion |
Terceiro membro da banca: | Vedovotto, João Marcelo |
Quarto membro da banca: | Lobato, Fran Sérgio |
Quinto membro da banca: | Santos, Ilmar Ferreira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da pressão de injeção de óleo no comportamento dinâmico de um mancal segmentado hidrodinâmico axial sujeito à lubrificação híbrida. Primeiramente, um modelo termohidrodinâmico (THD) é aplicado para determinar a posição de equilíbrio resultante das distribuições de pressão e temperatura para os regimes de lubrificação hidrodinâmico e híbrido. Em seguida, os métodos da perturbação e da redução em frequência são aplicados para determinar os coeficientes de rigidez e amortecimento equivalentes do mancal para diferentes condições operacionais. Os resultados mostram que os coeficientes dinâmicos equivalentes são significativamente dependentes das condições de operação do sistema, tais como o carregamento estático e a velocidade de rotação, e da frequência de perturbação, para ambos os regimes de lubrificação. A quantificação da influência da pressão de injeção nos coeficientes dinâmicos de um mancal hidrodinâmico segmentado axial sob um regime de lubrificação híbrido é a principal contribuição original deste trabalho. |
Abstract: | The present contribution aims to evaluate the effects of the oil pressure injection on the dynamic behavior of a hybrid-lubricated tilting-pad thrust bearing. Firstly, a thermohydrodynamic (THD) model is applied to determine the equilibrium position associated with the pressure and temperature distributions resulting from both hydrodynamic and hybrid lubrication regimes. Subsequently, the perturbation and frequency reduction methods are applied to determine the stiffness and damping coefficients of the bearing for various operational conditions. The obtained results show that the dynamic force coefficients are strongly dependent on the operational conditions of the bearing, such as the static load and rotating speed, as well as the perturbation frequency, for both lubrication regimes. The quantification of the injection pressure influence on the force coefficients of hybrid-lubricated thrust bearings is the main original contribution of this work. |
Palavras-chave: | Mancal segmentado hidrodinâmico axial Coeficientes dinâmicos Lubrificação híbrida Método de perturbação e redução em frequência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
Referência: | BARBOSA, Jefferson Silva. Comportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbrido. 2023. 96 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37697 |
Data de defesa: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Mecânica |
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