Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37697
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1371-135X
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Comportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbrido
Título (s) alternativo (s): Dynamic Behavior of a Tilting-pad Thrust Bearing Operating under a Hybrid Lubrication Regime
Autor: Barbosa, Jefferson Silva
Primer orientador: Cavalini Junior, Aldemir Aparecido
Primer coorientador: Santos, Ilmar Ferreira
Primer miembro de la banca: Nicoletti, Rodrigo
Segundo miembro de la banca: Daniel, Gregory Bregion
Tercer miembro de la banca: Vedovotto, João Marcelo
Cuarto miembro de la banca: Lobato, Fran Sérgio
Quinto miembro de la banca: Santos, Ilmar Ferreira
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da pressão de injeção de óleo no comportamento dinâmico de um mancal segmentado hidrodinâmico axial sujeito à lubrificação híbrida. Primeiramente, um modelo termohidrodinâmico (THD) é aplicado para determinar a posição de equilíbrio resultante das distribuições de pressão e temperatura para os regimes de lubrificação hidrodinâmico e híbrido. Em seguida, os métodos da perturbação e da redução em frequência são aplicados para determinar os coeficientes de rigidez e amortecimento equivalentes do mancal para diferentes condições operacionais. Os resultados mostram que os coeficientes dinâmicos equivalentes são significativamente dependentes das condições de operação do sistema, tais como o carregamento estático e a velocidade de rotação, e da frequência de perturbação, para ambos os regimes de lubrificação. A quantificação da influência da pressão de injeção nos coeficientes dinâmicos de um mancal hidrodinâmico segmentado axial sob um regime de lubrificação híbrido é a principal contribuição original deste trabalho.
Abstract: The present contribution aims to evaluate the effects of the oil pressure injection on the dynamic behavior of a hybrid-lubricated tilting-pad thrust bearing. Firstly, a thermohydrodynamic (THD) model is applied to determine the equilibrium position associated with the pressure and temperature distributions resulting from both hydrodynamic and hybrid lubrication regimes. Subsequently, the perturbation and frequency reduction methods are applied to determine the stiffness and damping coefficients of the bearing for various operational conditions. The obtained results show that the dynamic force coefficients are strongly dependent on the operational conditions of the bearing, such as the static load and rotating speed, as well as the perturbation frequency, for both lubrication regimes. The quantification of the injection pressure influence on the force coefficients of hybrid-lubricated thrust bearings is the main original contribution of this work.
Palabras clave: Mancal segmentado hidrodinâmico axial
Coeficientes dinâmicos
Lubrificação híbrida
Método de perturbação e redução em frequência
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: BARBOSA, Jefferson Silva. Comportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbrido. 2023. 96 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37697
Fecha de defensa: 27-feb-2023
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ComportamentoDinâmicoMancais .pdfComportamento Dinâmico Mancal Híbrido21.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.