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dc.creatorBarbosa, Jefferson Silva-
dc.date.accessioned2023-04-12T17:46:10Z-
dc.date.available2023-04-12T17:46:10Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jefferson Silva. Comportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbrido. 2023. 96 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37697-
dc.description.abstractThe present contribution aims to evaluate the effects of the oil pressure injection on the dynamic behavior of a hybrid-lubricated tilting-pad thrust bearing. Firstly, a thermohydrodynamic (THD) model is applied to determine the equilibrium position associated with the pressure and temperature distributions resulting from both hydrodynamic and hybrid lubrication regimes. Subsequently, the perturbation and frequency reduction methods are applied to determine the stiffness and damping coefficients of the bearing for various operational conditions. The obtained results show that the dynamic force coefficients are strongly dependent on the operational conditions of the bearing, such as the static load and rotating speed, as well as the perturbation frequency, for both lubrication regimes. The quantification of the injection pressure influence on the force coefficients of hybrid-lubricated thrust bearings is the main original contribution of this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMancal segmentado hidrodinâmico axialpt_BR
dc.subjectCoeficientes dinâmicospt_BR
dc.subjectLubrificação híbridapt_BR
dc.subjectMétodo de perturbação e redução em frequênciapt_BR
dc.titleComportamento Dinâmico de Mancais Segmentados Axiais sob Regime de Lubrificação Híbridopt_BR
dc.title.alternativeDynamic Behavior of a Tilting-pad Thrust Bearing Operating under a Hybrid Lubrication Regimept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ilmar Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131305417249010pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee1Nicoletti, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893745254821526pt_BR
dc.contributor.referee2Daniel, Gregory Bregion-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1427377100514783pt_BR
dc.contributor.referee3Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee4Lobato, Fran Sérgio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7640108116459444pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Ilmar Ferreira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131305417249010pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930928508183984pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da pressão de injeção de óleo no comportamento dinâmico de um mancal segmentado hidrodinâmico axial sujeito à lubrificação híbrida. Primeiramente, um modelo termohidrodinâmico (THD) é aplicado para determinar a posição de equilíbrio resultante das distribuições de pressão e temperatura para os regimes de lubrificação hidrodinâmico e híbrido. Em seguida, os métodos da perturbação e da redução em frequência são aplicados para determinar os coeficientes de rigidez e amortecimento equivalentes do mancal para diferentes condições operacionais. Os resultados mostram que os coeficientes dinâmicos equivalentes são significativamente dependentes das condições de operação do sistema, tais como o carregamento estático e a velocidade de rotação, e da frequência de perturbação, para ambos os regimes de lubrificação. A quantificação da influência da pressão de injeção nos coeficientes dinâmicos de um mancal hidrodinâmico segmentado axial sob um regime de lubrificação híbrido é a principal contribuição original deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.84pt_BR
dc.orcid.putcode133018906-
dc.crossref.doibatchid46b3bfbe-2f5b-4e76-ad88-a6dbe7c34222-
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