Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-3358-1293 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia |
Autor(es): | Ferreira, Renata Lima da Cunha |
Primeiro orientador: | Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana |
Primeiro membro da banca: | Altino, Sarah Arvelos |
Segundo membro da banca: | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de |
Resumo: | Nesse trabalho foi realizada uma análise sobre os impactos da aplicação das metodologias ativas no desempenho e retenção dos alunos de engenharia. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo evidenciadas como alternativa pedagógica aos métodos tradicionais, onde o professor é visto como protagonista. Elas são representadas por métodos que colocam o aluno como principal responsável pelo seu desenvolvimento e nesse processo cultivam uma formação crítica e autônoma. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica para apresentar o cenário atual do Ensino Superior Brasileiro, suas especificações para a área de Engenharia e principais causas de evasão. Além de apresentar uma breve história das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e alguns dos métodos mais utilizados, foi realizada uma análise de um estudo estatístico sobre os impactos da aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma das principais metodologias ativas, no desempenho dos alunos. Foi possível relacionar a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, ao aumento do desempenho dos alunos e por se tratar da principal causa de evasão nos cursos de engenharia, essa relação foi estendida ao aumento das taxas de retenção na área. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Active methodologies Engenharia Engineering Aumento do desempenho Performance improvement Retenção Retention |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Renata Lima da Cunha. Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638 |
Data de defesa: | 31-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AplicaçãodeMetodologiasAtivas.pdf | TCC | 630.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons