Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3358-1293
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia
Author: Ferreira, Renata Lima da Cunha
First Advisor: Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana
First member of the Committee: Altino, Sarah Arvelos
Second member of the Committee: Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de
Summary: Nesse trabalho foi realizada uma análise sobre os impactos da aplicação das metodologias ativas no desempenho e retenção dos alunos de engenharia. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo evidenciadas como alternativa pedagógica aos métodos tradicionais, onde o professor é visto como protagonista. Elas são representadas por métodos que colocam o aluno como principal responsável pelo seu desenvolvimento e nesse processo cultivam uma formação crítica e autônoma. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica para apresentar o cenário atual do Ensino Superior Brasileiro, suas especificações para a área de Engenharia e principais causas de evasão. Além de apresentar uma breve história das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e alguns dos métodos mais utilizados, foi realizada uma análise de um estudo estatístico sobre os impactos da aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma das principais metodologias ativas, no desempenho dos alunos. Foi possível relacionar a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, ao aumento do desempenho dos alunos e por se tratar da principal causa de evasão nos cursos de engenharia, essa relação foi estendida ao aumento das taxas de retenção na área.
Keywords: Metodologias ativas
Active methodologies
Engenharia
Engineering
Aumento do desempenho
Performance improvement
Retenção
Retention
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Renata Lima da Cunha. Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
Date of defense: 31-Mar-2022
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãodeMetodologiasAtivas.pdfTCC630.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons