Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3358-1293
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia
Autor: Ferreira, Renata Lima da Cunha
Primer orientador: Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana
Primer miembro de la banca: Altino, Sarah Arvelos
Segundo miembro de la banca: Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de
Resumen: Nesse trabalho foi realizada uma análise sobre os impactos da aplicação das metodologias ativas no desempenho e retenção dos alunos de engenharia. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo evidenciadas como alternativa pedagógica aos métodos tradicionais, onde o professor é visto como protagonista. Elas são representadas por métodos que colocam o aluno como principal responsável pelo seu desenvolvimento e nesse processo cultivam uma formação crítica e autônoma. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica para apresentar o cenário atual do Ensino Superior Brasileiro, suas especificações para a área de Engenharia e principais causas de evasão. Além de apresentar uma breve história das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e alguns dos métodos mais utilizados, foi realizada uma análise de um estudo estatístico sobre os impactos da aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma das principais metodologias ativas, no desempenho dos alunos. Foi possível relacionar a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, ao aumento do desempenho dos alunos e por se tratar da principal causa de evasão nos cursos de engenharia, essa relação foi estendida ao aumento das taxas de retenção na área.
Palabras clave: Metodologias ativas
Active methodologies
Engenharia
Engineering
Aumento do desempenho
Performance improvement
Retenção
Retention
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FERREIRA, Renata Lima da Cunha. Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
Fecha de defensa: 31-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicaçãodeMetodologiasAtivas.pdfTCC630.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons