Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Renata Lima da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T20:00:49Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T20:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Renata Lima da Cunha. Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Engineering | pt_BR |
dc.subject | Aumento do desempenho | pt_BR |
dc.subject | Performance improvement | pt_BR |
dc.subject | Retenção | pt_BR |
dc.subject | Retention | pt_BR |
dc.title | Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8414750550746969 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Altino, Sarah Arvelos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8375409235580771 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5099495604163302 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse trabalho foi realizada uma análise sobre os impactos da aplicação das metodologias ativas no desempenho e retenção dos alunos de engenharia. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo evidenciadas como alternativa pedagógica aos métodos tradicionais, onde o professor é visto como protagonista. Elas são representadas por métodos que colocam o aluno como principal responsável pelo seu desenvolvimento e nesse processo cultivam uma formação crítica e autônoma. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica para apresentar o cenário atual do Ensino Superior Brasileiro, suas especificações para a área de Engenharia e principais causas de evasão. Além de apresentar uma breve história das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e alguns dos métodos mais utilizados, foi realizada uma análise de um estudo estatístico sobre os impactos da aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma das principais metodologias ativas, no desempenho dos alunos. Foi possível relacionar a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, ao aumento do desempenho dos alunos e por se tratar da principal causa de evasão nos cursos de engenharia, essa relação foi estendida ao aumento das taxas de retenção na área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Química | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 132116777 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AplicaçãodeMetodologiasAtivas.pdf | TCC | 630.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License