Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Renata Lima da Cunha-
dc.date.accessioned2023-03-31T20:00:49Z-
dc.date.available2023-03-31T20:00:49Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, Renata Lima da Cunha. Aplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenharia. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37638-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectAumento do desempenhopt_BR
dc.subjectPerformance improvementpt_BR
dc.subjectRetençãopt_BR
dc.subjectRetentionpt_BR
dc.titleAplicação de metodologias ativas de ensino e seu impacto na retenção e desempenho dos alunos de engenhariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Falleiros, Larissa Nayhara Soares Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414750550746969pt_BR
dc.contributor.referee1Altino, Sarah Arvelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375409235580771pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099495604163302pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho foi realizada uma análise sobre os impactos da aplicação das metodologias ativas no desempenho e retenção dos alunos de engenharia. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem vêm sendo evidenciadas como alternativa pedagógica aos métodos tradicionais, onde o professor é visto como protagonista. Elas são representadas por métodos que colocam o aluno como principal responsável pelo seu desenvolvimento e nesse processo cultivam uma formação crítica e autônoma. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica para apresentar o cenário atual do Ensino Superior Brasileiro, suas especificações para a área de Engenharia e principais causas de evasão. Além de apresentar uma breve história das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e alguns dos métodos mais utilizados, foi realizada uma análise de um estudo estatístico sobre os impactos da aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, uma das principais metodologias ativas, no desempenho dos alunos. Foi possível relacionar a aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas, ao aumento do desempenho dos alunos e por se tratar da principal causa de evasão nos cursos de engenharia, essa relação foi estendida ao aumento das taxas de retenção na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Químicapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode132116777-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãodeMetodologiasAtivas.pdfTCC630.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons