Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37242
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9832-5721
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise da distribuição e área de influência dos equipamentos comunitários de educação da Rede Pública Municipal da cidade de Uberlândia-MG
Título(s) alternativo(s): Analysis of the distribution and area of ​​influence of the equipment community education programs of the Municipal Public Network of the city of Uberlândia-MG
Autor(es): Xavier, Jéssica Lorena
Primeiro orientador: Fonseca, Elivelton da Silva
Primeiro membro da banca: Oliveira, Antonio Marcos Machado de
Segundo membro da banca: Souza, Marcus Vinicius Mariano de
Resumo: Discutir o planejamento da cidade passa pela discussão do acesso e uso da infraestrutura urbana e dos equipamentos comunitários, que oferecem à população serviços essenciais como saúde, educação, transporte, etc. Para além das questões habitacionais que discutem o acesso à moradia e a consequente exclusão socioespacial, dado o ritmo de crescimento e expansão urbana gerado pelo êxodo rural, torna-se necessário estudos que deem enfoque ao acesso da população aos equipamentos urbanos e comunitários que compõem a infraestrutura e os serviços urbanos. Dessa forma, do ponto de vista da educação, com o apoio de técnicas de análises espaciais, o presente trabalho visa discutir a localização e a distribuição desses equipamentos comunitários no espaço urbano com base no cenário encontrado e suas devidas implicações. Para tornar aplicáveis os conceitos abordados sobre essa temática foram levantados, na pesquisa em questão, os equipamentos comunitários de educação na cidade de Uberlândia-MG. Para isso, foram mapeadas todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e as Organizações da Sociedade Civil escolas parceiras da Secretaria Municipal de Educação, na zona urbana da cidade de Uberlândia-MG. Para o mapeamento das escolas foram utilizadas técnicas de geoprocessamento, inicialmente para realizar a geocodificação dos endereços das escolas e sua posterior localização na malha urbana. Para medir as áreas de influência espaço-territorial das escolas e determinar suas áreas de abrangência foram usados Buffers de distância fixa como modelo de delimitação das áreas de influência. Ao final das análises com base no mapeamento da distribuição espacial desses equipamentos e da medição de suas respectivas áreas de influência é possível averiguar o cenário de cobertura espacial dos serviços de educação pública municipal. Vale lembrar que a ausência de cobertura espacial nem sempre é indicativo de carência de serviço, uma vez que, uma série de fatores influenciam na localização e implantação de qualquer serviço público incluindo a educação. Fatores esses de ordem socioeconômica, ambiental, populacional etc. que delineiam os rumos da localização desses serviços.
Abstract: Discussing city planning involves discussing access to and use of urban infrastructure and community equipment, which offer the population essential services such as health, education, transportation, etc. In addition to the housing issues that discuss access to housing and the consequent socio-spatial exclusion, given the pace of growth and urban expansion generated by the rural exodus, it is necessary to carry out studies that focus on the population's access to the urban and community facilities that make up the infrastructure and urban services. Thus, from the point of view of education, with the support of spatial analysis techniques, this work aims to discuss the location and distribution of these community facilities in the urban space based on the scenario found and its implications. In order to make applicable the concepts addressed on this theme, in the research in question, community education facilities in the city of Uberlândia-MG were raised. For this, all Kindergarten and Elementary Schools of the Municipal Education Network and Civil Society Organizations partner schools of the Municipal Department of Education, in the urban area of the city of Uberlândia-MG, were mapped. For the mapping of schools, geoprocessing techniques were used, initially to perform the geocoding of school addresses and their subsequent location in the urban fabric. To measure the areas of spatial-territorial influence of the schools and determine their coverage areas, Buffers of fixed distance were used as a model for delimitation of the areas of influence. At the end of the analyses, based on mapping the spatial distribution of these equipment and measuring their respective areas of influence, it is possible to verify the scenario of spatial coverage of municipal public education services. It is worth remembering that the absence of spatial coverage is not always indicative of a lack of service, since a series of factors influence the location and implementation of any public service, including education. These factors are socioeconomic, environmental, population, etc. that delineate the direction of the location of these services.
Palavras-chave: Geoprocessamento
Geoprocessing
Análises espaciais
Spatial analysis
Equipamentos Comunitários de Educação
Community Education Equipment
Área de abrangência
Coverage area
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Geografia
Educação e tecnologia - Uberlândia (MG)
Geografia - Pesquisa - Uberlândia (MG)
Análise espacial (Estatística) - Uberlândia (MG)
Escolas municipais - Equipamento e acessórios - Uberlândia (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: XAVIER, Jéssica Lorena. Análise da distribuição e área de influência dos equipamentos comunitários de educação da Rede Pública Municipal da cidade de Uberlândia-MG. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6008
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6008
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37242
Data de defesa: 15-Dez-2022
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