Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
Autor(es): Lima, Bruna Lisa Cândido
Primeiro orientador: Deus, José Soares de
Primeiro membro da banca: Deus, José Soares de
Segundo membro da banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Terceiro membro da banca: Schambeck, Regina Finck
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo entender como uma professora de piano do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli construiu (e ainda constrói) seus saberes pedagógico-musicais para atuar com crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir deste objetivo, como objetivos específicos pretendeu-se: examinar a formação inicial e continuada da professora de piano do Conservatório; verificar os recursos e materiais didáticos utilizados pela professora para o ensino de piano para crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo; conhecer as estratégias pedagógico-musicais utilizadas pela professora nas aulas de piano. A abordagem utilizada na investigação foi a qualitativa. O método adotado foi o estudo de caso único. O procedimento de coleta de dados se baseou na entrevista semiestruturada. O referencial teórico utilizado na análise dos dados foi construído com base nos estudos de Tardif sobre os saberes docentes e formação profissional. Os resultados apontam para os saberes pedagógicos-musicais sendo construídos a partir de uma mescla de conhecimentos adquiridos na formação inicial e nas experiências práticas como professora de piano.
Abstract: The main aim of this research was to understand how a piano’s teacher of the State Conservatory of Music Cora Pavan Caparelli has built (and still builds) her musical and pedagogical knowledge to teach piano’s lesson to children and young people with autism. The specific objectives were: to examine the Conservatory piano’s teacher initial musical education preparation and continuing education courses attended; to verify the resources and didactic material used by the teacher during her piano lessons with children and young people with autism; to know the pedagogical musical strategies used by the piano teacher in her lessons. The qualitative approach was adopted in the research. The method adopted was the single case study. The procedure of data collection was carried out through a semi-structured interview. The theoretical frame work for data analysis was based on Tardif’s studies about teaching knowledge and professional preparation. The results point to musical pedagogical knowledges built from a connection of her knowledge acquired in the initial training and practical experiences as a piano teacher.
Palavras-chave: Ensino de piano
Autismo
Educação musical
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Bruna Lisa Cândido. Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Data de defesa: 7-Out-2022
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesPedagógicoMusicais.pdfTCC604.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.