Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. |
Author: | Lima, Bruna Lisa Cândido |
First Advisor: | Deus, José Soares de |
First member of the Committee: | Deus, José Soares de |
Second member of the Committee: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
Third member of the Committee: | Schambeck, Regina Finck |
Summary: | Esta pesquisa teve como objetivo entender como uma professora de piano do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli construiu (e ainda constrói) seus saberes pedagógico-musicais para atuar com crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir deste objetivo, como objetivos específicos pretendeu-se: examinar a formação inicial e continuada da professora de piano do Conservatório; verificar os recursos e materiais didáticos utilizados pela professora para o ensino de piano para crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo; conhecer as estratégias pedagógico-musicais utilizadas pela professora nas aulas de piano. A abordagem utilizada na investigação foi a qualitativa. O método adotado foi o estudo de caso único. O procedimento de coleta de dados se baseou na entrevista semiestruturada. O referencial teórico utilizado na análise dos dados foi construído com base nos estudos de Tardif sobre os saberes docentes e formação profissional. Os resultados apontam para os saberes pedagógicos-musicais sendo construídos a partir de uma mescla de conhecimentos adquiridos na formação inicial e nas experiências práticas como professora de piano. |
Abstract: | The main aim of this research was to understand how a piano’s teacher of the State Conservatory of Music Cora Pavan Caparelli has built (and still builds) her musical and pedagogical knowledge to teach piano’s lesson to children and young people with autism. The specific objectives were: to examine the Conservatory piano’s teacher initial musical education preparation and continuing education courses attended; to verify the resources and didactic material used by the teacher during her piano lessons with children and young people with autism; to know the pedagogical musical strategies used by the piano teacher in her lessons. The qualitative approach was adopted in the research. The method adopted was the single case study. The procedure of data collection was carried out through a semi-structured interview. The theoretical frame work for data analysis was based on Tardif’s studies about teaching knowledge and professional preparation. The results point to musical pedagogical knowledges built from a connection of her knowledge acquired in the initial training and practical experiences as a piano teacher. |
Keywords: | Ensino de piano Autismo Educação musical |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | LIMA, Bruna Lisa Cândido. Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120 |
Date of defense: | 7-Oct-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SaberesPedagógicoMusicais.pdf | TCC | 604.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.