Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
Autor: Lima, Bruna Lisa Cândido
Primer orientador: Deus, José Soares de
Primer miembro de la banca: Deus, José Soares de
Segundo miembro de la banca: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Tercer miembro de la banca: Schambeck, Regina Finck
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo entender como uma professora de piano do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli construiu (e ainda constrói) seus saberes pedagógico-musicais para atuar com crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir deste objetivo, como objetivos específicos pretendeu-se: examinar a formação inicial e continuada da professora de piano do Conservatório; verificar os recursos e materiais didáticos utilizados pela professora para o ensino de piano para crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo; conhecer as estratégias pedagógico-musicais utilizadas pela professora nas aulas de piano. A abordagem utilizada na investigação foi a qualitativa. O método adotado foi o estudo de caso único. O procedimento de coleta de dados se baseou na entrevista semiestruturada. O referencial teórico utilizado na análise dos dados foi construído com base nos estudos de Tardif sobre os saberes docentes e formação profissional. Os resultados apontam para os saberes pedagógicos-musicais sendo construídos a partir de uma mescla de conhecimentos adquiridos na formação inicial e nas experiências práticas como professora de piano.
Abstract: The main aim of this research was to understand how a piano’s teacher of the State Conservatory of Music Cora Pavan Caparelli has built (and still builds) her musical and pedagogical knowledge to teach piano’s lesson to children and young people with autism. The specific objectives were: to examine the Conservatory piano’s teacher initial musical education preparation and continuing education courses attended; to verify the resources and didactic material used by the teacher during her piano lessons with children and young people with autism; to know the pedagogical musical strategies used by the piano teacher in her lessons. The qualitative approach was adopted in the research. The method adopted was the single case study. The procedure of data collection was carried out through a semi-structured interview. The theoretical frame work for data analysis was based on Tardif’s studies about teaching knowledge and professional preparation. The results point to musical pedagogical knowledges built from a connection of her knowledge acquired in the initial training and practical experiences as a piano teacher.
Palabras clave: Ensino de piano
Autismo
Educação musical
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LIMA, Bruna Lisa Cândido. Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Fecha de defensa: 7-oct-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SaberesPedagógicoMusicais.pdfTCC604.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.