Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Bruna Lisa Cândido-
dc.date.accessioned2023-02-08T20:05:58Z-
dc.date.available2023-02-08T20:05:58Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Lisa Cândido. Os saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37120-
dc.description.abstractThe main aim of this research was to understand how a piano’s teacher of the State Conservatory of Music Cora Pavan Caparelli has built (and still builds) her musical and pedagogical knowledge to teach piano’s lesson to children and young people with autism. The specific objectives were: to examine the Conservatory piano’s teacher initial musical education preparation and continuing education courses attended; to verify the resources and didactic material used by the teacher during her piano lessons with children and young people with autism; to know the pedagogical musical strategies used by the piano teacher in her lessons. The qualitative approach was adopted in the research. The method adopted was the single case study. The procedure of data collection was carried out through a semi-structured interview. The theoretical frame work for data analysis was based on Tardif’s studies about teaching knowledge and professional preparation. The results point to musical pedagogical knowledges built from a connection of her knowledge acquired in the initial training and practical experiences as a piano teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de pianopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titleOs saberes pedagógicos-musicais de uma professora de piano para atuar com crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Deus, José Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.contributor.referee1Deus, José Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee3Schambeck, Regina Finck-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=4FE4A38178773A6522DD3D31995DEA5Ept_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo entender como uma professora de piano do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli construiu (e ainda constrói) seus saberes pedagógico-musicais para atuar com crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo. A partir deste objetivo, como objetivos específicos pretendeu-se: examinar a formação inicial e continuada da professora de piano do Conservatório; verificar os recursos e materiais didáticos utilizados pela professora para o ensino de piano para crianças e jovens com Transtorno do Espectro do Autismo; conhecer as estratégias pedagógico-musicais utilizadas pela professora nas aulas de piano. A abordagem utilizada na investigação foi a qualitativa. O método adotado foi o estudo de caso único. O procedimento de coleta de dados se baseou na entrevista semiestruturada. O referencial teórico utilizado na análise dos dados foi construído com base nos estudos de Tardif sobre os saberes docentes e formação profissional. Os resultados apontam para os saberes pedagógicos-musicais sendo construídos a partir de uma mescla de conhecimentos adquiridos na formação inicial e nas experiências práticas como professora de piano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaberesPedagógicoMusicais.pdfTCC604.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.