Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0042-7878
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia
Autor(es): Machado, Isabel Borges Ribeiro de Assunção
Primeiro orientador: Silva, Igor Antônio Lourenço da
Primeiro membro da banca: Esqueda, Marileide Dias
Segundo membro da banca: de Jesus, Silvana Maria
Resumo: A escrita acadêmica permeia as atividades de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Os textos acadêmicos consolidam os conhecimentos adquiridos pelos alunos e são usados como instrumentos de avaliação pelos professores. A escrita também é o principal meio de disseminação das pesquisas conduzidas na universidade. Além disso, por meio da escrita, os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver habilidades que ultrapassam a escrita em si. Diante disso, universidades ao redor do mundo estabeleceram os chamados centros de escrita acadêmica (em inglês, "writing centers"), que oferecem serviços relacionados à escrita acadêmica — como consultorias, cursos, materiais didáticos e eventos — de forma gratuita e contínua. Nesta monografia, apresenta-se uma proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O centro pode ser operacionalizado como um projeto de extensão, pois atenderia não só à comunidade da UFU, mas também à comunidade externa. O centro pode ser estabelecido no âmbito do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), onde há corpo docente e discente capacitado para tal. O objetivo desta proposta é desenvolver a habilidade de escrita na comunidade acadêmica à luz dos estudos sobre a expertise em escrita e sobre os centros de escrita acadêmica.
Abstract: Academic writing permeates the activities of all undergraduate and graduate programs. Academic texts consolidate the knowledge acquired by students and are used as assessment tools by professors. Writing is also the main mode of disseminating research carried out in the university. Furthermore, through writing, students can deepen their knowledge and develop skills that go beyond writing itself. In response to this, universities worldwide have established writing centers, which provide academic writing services—such as tutoring, classes, learning resources, and events—continuously and for free. This undergraduate thesis presents a proposal for a writing center at the Federal University of Uberlandia (UFU). The writing center can be implemented as an extension and outreach program, since it would assist the academic community within and outside UFU. It can be established within the Language and Linguistics Institute (ILEEL), whose faculty and student bodies are qualified to plan and manage its activities. This proposal aims to develop the writing skills of the academic community in the light of studies concerned with writing expertise and writing centers.
Palavras-chave: Escrita acadêmica
Extensão
Expertise em escrita
Letramento acadêmico
Centro de escrita acadêmica
Writing center
Academic writing
Extension and outreach
Writing expertise
Academic literacy
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MACHADO, Isabel Borges Ribeiro de Assunção. Proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086
Data de defesa: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Tradução

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaParaCriação.pdfTCC2.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons