Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Isabel Borges Ribeiro de Assunção-
dc.date.accessioned2023-02-08T12:31:47Z-
dc.date.available2023-02-08T12:31:47Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationMACHADO, Isabel Borges Ribeiro de Assunção. Proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086-
dc.description.abstractAcademic writing permeates the activities of all undergraduate and graduate programs. Academic texts consolidate the knowledge acquired by students and are used as assessment tools by professors. Writing is also the main mode of disseminating research carried out in the university. Furthermore, through writing, students can deepen their knowledge and develop skills that go beyond writing itself. In response to this, universities worldwide have established writing centers, which provide academic writing services—such as tutoring, classes, learning resources, and events—continuously and for free. This undergraduate thesis presents a proposal for a writing center at the Federal University of Uberlandia (UFU). The writing center can be implemented as an extension and outreach program, since it would assist the academic community within and outside UFU. It can be established within the Language and Linguistics Institute (ILEEL), whose faculty and student bodies are qualified to plan and manage its activities. This proposal aims to develop the writing skills of the academic community in the light of studies concerned with writing expertise and writing centers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectExpertise em escritapt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectCentro de escrita acadêmicapt_BR
dc.subjectWriting centerpt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectExtension and outreachpt_BR
dc.subjectWriting expertisept_BR
dc.subjectAcademic literacypt_BR
dc.titleProposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Igor Antônio Lourenço da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6440150670404908pt_BR
dc.contributor.referee1Esqueda, Marileide Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341029625579574pt_BR
dc.contributor.referee2de Jesus, Silvana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9324727547201157pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8411756171615618pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA escrita acadêmica permeia as atividades de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Os textos acadêmicos consolidam os conhecimentos adquiridos pelos alunos e são usados como instrumentos de avaliação pelos professores. A escrita também é o principal meio de disseminação das pesquisas conduzidas na universidade. Além disso, por meio da escrita, os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver habilidades que ultrapassam a escrita em si. Diante disso, universidades ao redor do mundo estabeleceram os chamados centros de escrita acadêmica (em inglês, "writing centers"), que oferecem serviços relacionados à escrita acadêmica — como consultorias, cursos, materiais didáticos e eventos — de forma gratuita e contínua. Nesta monografia, apresenta-se uma proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O centro pode ser operacionalizado como um projeto de extensão, pois atenderia não só à comunidade da UFU, mas também à comunidade externa. O centro pode ser estabelecido no âmbito do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), onde há corpo docente e discente capacitado para tal. O objetivo desta proposta é desenvolver a habilidade de escrita na comunidade acadêmica à luz dos estudos sobre a expertise em escrita e sobre os centros de escrita acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTraduçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode128385455-
Appears in Collections:TCC - Tradução

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaParaCriação.pdfTCC2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons