Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0042-7878 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia |
Author: | Machado, Isabel Borges Ribeiro de Assunção |
First Advisor: | Silva, Igor Antônio Lourenço da |
First member of the Committee: | Esqueda, Marileide Dias |
Second member of the Committee: | de Jesus, Silvana Maria |
Summary: | A escrita acadêmica permeia as atividades de todos os cursos de graduação e pós-graduação. Os textos acadêmicos consolidam os conhecimentos adquiridos pelos alunos e são usados como instrumentos de avaliação pelos professores. A escrita também é o principal meio de disseminação das pesquisas conduzidas na universidade. Além disso, por meio da escrita, os alunos podem aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver habilidades que ultrapassam a escrita em si. Diante disso, universidades ao redor do mundo estabeleceram os chamados centros de escrita acadêmica (em inglês, "writing centers"), que oferecem serviços relacionados à escrita acadêmica — como consultorias, cursos, materiais didáticos e eventos — de forma gratuita e contínua. Nesta monografia, apresenta-se uma proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O centro pode ser operacionalizado como um projeto de extensão, pois atenderia não só à comunidade da UFU, mas também à comunidade externa. O centro pode ser estabelecido no âmbito do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), onde há corpo docente e discente capacitado para tal. O objetivo desta proposta é desenvolver a habilidade de escrita na comunidade acadêmica à luz dos estudos sobre a expertise em escrita e sobre os centros de escrita acadêmica. |
Abstract: | Academic writing permeates the activities of all undergraduate and graduate programs. Academic texts consolidate the knowledge acquired by students and are used as assessment tools by professors. Writing is also the main mode of disseminating research carried out in the university. Furthermore, through writing, students can deepen their knowledge and develop skills that go beyond writing itself. In response to this, universities worldwide have established writing centers, which provide academic writing services—such as tutoring, classes, learning resources, and events—continuously and for free. This undergraduate thesis presents a proposal for a writing center at the Federal University of Uberlandia (UFU). The writing center can be implemented as an extension and outreach program, since it would assist the academic community within and outside UFU. It can be established within the Language and Linguistics Institute (ILEEL), whose faculty and student bodies are qualified to plan and manage its activities. This proposal aims to develop the writing skills of the academic community in the light of studies concerned with writing expertise and writing centers. |
Keywords: | Escrita acadêmica Extensão Expertise em escrita Letramento acadêmico Centro de escrita acadêmica Writing center Academic writing Extension and outreach Writing expertise Academic literacy |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MACHADO, Isabel Borges Ribeiro de Assunção. Proposta para a criação de um centro de escrita acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37086 |
Date of defense: | 27-Jan-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Tradução |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PropostaParaCriação.pdf | TCC | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License