Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37035
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relato tecnológico sobre aplicação de business intelligence em uma empresa de marketing digital
Título(s) alternativo(s): Technological report on the application of Business Intelligence in a digital marketing company
Autor(es): Paiva, Nicholas Ferreira
Primeiro orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Sousa, Edileusa Godói de
Segundo membro da banca: Carvalho, Luciana
Terceiro membro da banca: Teixeira, Fabiana Sousa Ribeiro
Resumo: Objetivou-se com este relato tecnológico, apresentar e descrever o processo de desenvolvimento e implementação de um ambiente de BI (Business Intelligence), com ênfase na construção de dashboards para clientes em uma empresa de marketing digital. Como situação problema a padronização de uma estrutura de dados que favoreça a criação de um ambiente de BI que permita rápido acesso as informações de forma centralizada pelos gestores. Para isso, foram elaborados dois formulários que contemplassem os indicadores necesários e que fossem alimentados de forma manual. Os principais resultados foram ganho de tempo em apresetações com os clientes, que passa a ser feito por meio de dashboards dinâmicos, também a percepção de agregação de valor nos projetos pela aplicação de uma solução em tecnologia e a criação de um banco de dados que permita análises mais profundas, que antes não eram possíveis.
Abstract: The objective of this technological report is to present the development and implementation process of a BI (Business Intelligence) environment, with emphasis on building dashboards for customers in a digital marketing company. As a problem situation, the standardization of a data structure that favors the creation of a BI environment that allows quick access to information in a centralized way by managers. For this, two forms were elaborated that contemplated the necessary indicators and that were fed manually. The main results were saving time in presentations with customers, which is now done through dynamic dashboards, also the perception of added value in projects by applying a technology solution and the creation of a database that allows a deeper analysis, which were not possible before.
Palavras-chave: Gerenciamento de processos de negócio
Business inteligence
Gestão da informação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIVA, Nicholas Ferreira. Relato tecnológico sobre aplicação de business intelligence em uma empresa de marketing digital. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37035
Data de defesa: 2-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelatoTecnológicoSobre.pdfTCC926.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.