Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37035
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Relato tecnológico sobre aplicação de business intelligence em uma empresa de marketing digital
Título (s) alternativo (s): Technological report on the application of Business Intelligence in a digital marketing company
Autor: Paiva, Nicholas Ferreira
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Sousa, Edileusa Godói de
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Luciana
Tercer miembro de la banca: Teixeira, Fabiana Sousa Ribeiro
Resumen: Objetivou-se com este relato tecnológico, apresentar e descrever o processo de desenvolvimento e implementação de um ambiente de BI (Business Intelligence), com ênfase na construção de dashboards para clientes em uma empresa de marketing digital. Como situação problema a padronização de uma estrutura de dados que favoreça a criação de um ambiente de BI que permita rápido acesso as informações de forma centralizada pelos gestores. Para isso, foram elaborados dois formulários que contemplassem os indicadores necesários e que fossem alimentados de forma manual. Os principais resultados foram ganho de tempo em apresetações com os clientes, que passa a ser feito por meio de dashboards dinâmicos, também a percepção de agregação de valor nos projetos pela aplicação de uma solução em tecnologia e a criação de um banco de dados que permita análises mais profundas, que antes não eram possíveis.
Abstract: The objective of this technological report is to present the development and implementation process of a BI (Business Intelligence) environment, with emphasis on building dashboards for customers in a digital marketing company. As a problem situation, the standardization of a data structure that favors the creation of a BI environment that allows quick access to information in a centralized way by managers. For this, two forms were elaborated that contemplated the necessary indicators and that were fed manually. The main results were saving time in presentations with customers, which is now done through dynamic dashboards, also the perception of added value in projects by applying a technology solution and the creation of a database that allows a deeper analysis, which were not possible before.
Palabras clave: Gerenciamento de processos de negócio
Business inteligence
Gestão da informação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PAIVA, Nicholas Ferreira. Relato tecnológico sobre aplicação de business intelligence em uma empresa de marketing digital. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37035
Fecha de defensa: 2-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelatoTecnológicoSobre.pdfTCC926.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.