Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC
Alternate title (s): Management Accounting and the CFC Sufficiency examination
Author: Rodrigues, Victor Hugo Riposati
First Advisor: Leal, Edvalda Araújo
First member of the Committee: blind, review
Second member of the Committee: blind, review
Summary: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a relevância atribuída e o grau de conhecimento sobre os conteúdos de Contabilidade Gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC aos estudantes de graduação em Contabilidade. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa, com procedimentos de pesquisa documental e o levantamento com a aplicação de questionário aos estudantes matriculados do 6º ao 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal pública de Minas Gerais. Utilizou-se a análise descritiva e o teste Não-Paramétrico Mann-Whitney para a análise de diferenças de médias considerando os grupos selecionados. Os resultados evidenciaram que os discentes da instituição não se sentem preparados para a realização do exame de suficiência no que se refere aos conteúdos de Contabilidade Gerencial. O estudo contribui para gestores acadêmicos e docente com o propósito de conhecer as fragilidades apresentadas no estudo quando aos conteúdos de contabilidade gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC, no qual poderão promover ações que possam auxiliar no melhor desempenho dos estudantes.
Abstract: The objective of the research is to identify and analyze the attributed relevance and the degree of knowledge about the Management Accounting contents required in the CFC sufficiency exam for undergraduate Accounting students. A descriptive study with a quantitative approach was carried out, with documentary research procedures and the survey with the application of a questionnaire to students enrolled from the 6th to the 10th period of the undergraduate course in Accounting at a public federal university in Minas Gerais. Descriptive analysis and the Non Parametric Mann-Whitney test were used for the analysis of mean differences considering the selected groups. The results showed that the institution's students do not feel prepared to take the sufficiency exam with regard to Management Accounting content. The study contributes to academic managers and professors with the purpose of knowing the weaknesses presented in the study regarding the managerial accounting contents required in the CFC sufficiency exam, in which they can promote actions that can help in the best performance of the students.
Keywords: Contabilidade gerencial
Exame de suficiência
Artefatos de contabilidade gerencial
CFC
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES, Victor Hugo Riposati. Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864
Date of defense: 19-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoContabilidadeGerencial.pdfTCC481.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.