Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC |
| Título(s) alternativo(s): | Management Accounting and the CFC Sufficiency examination |
| Autor(es): | Rodrigues, Victor Hugo Riposati |
| Primeiro orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
| Primeiro membro da banca: | blind, review |
| Segundo membro da banca: | blind, review |
| Resumo: | O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a relevância atribuída e o grau de conhecimento sobre os conteúdos de Contabilidade Gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC aos estudantes de graduação em Contabilidade. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa, com procedimentos de pesquisa documental e o levantamento com a aplicação de questionário aos estudantes matriculados do 6º ao 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal pública de Minas Gerais. Utilizou-se a análise descritiva e o teste Não-Paramétrico Mann-Whitney para a análise de diferenças de médias considerando os grupos selecionados. Os resultados evidenciaram que os discentes da instituição não se sentem preparados para a realização do exame de suficiência no que se refere aos conteúdos de Contabilidade Gerencial. O estudo contribui para gestores acadêmicos e docente com o propósito de conhecer as fragilidades apresentadas no estudo quando aos conteúdos de contabilidade gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC, no qual poderão promover ações que possam auxiliar no melhor desempenho dos estudantes. |
| Abstract: | The objective of the research is to identify and analyze the attributed relevance and the degree of knowledge about the Management Accounting contents required in the CFC sufficiency exam for undergraduate Accounting students. A descriptive study with a quantitative approach was carried out, with documentary research procedures and the survey with the application of a questionnaire to students enrolled from the 6th to the 10th period of the undergraduate course in Accounting at a public federal university in Minas Gerais. Descriptive analysis and the Non Parametric Mann-Whitney test were used for the analysis of mean differences considering the selected groups. The results showed that the institution's students do not feel prepared to take the sufficiency exam with regard to Management Accounting content. The study contributes to academic managers and professors with the purpose of knowing the weaknesses presented in the study regarding the managerial accounting contents required in the CFC sufficiency exam, in which they can promote actions that can help in the best performance of the students. |
| Palavras-chave: | Contabilidade gerencial Exame de suficiência Artefatos de contabilidade gerencial CFC |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | RODRIGUES, Victor Hugo Riposati. Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864 |
| Data de defesa: | 19-Jan-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoContabilidadeGerencial.pdf | TCC | 481.87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
