Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC
Título (s) alternativo (s): Management Accounting and the CFC Sufficiency examination
Autor: Rodrigues, Victor Hugo Riposati
Primer orientador: Leal, Edvalda Araújo
Primer miembro de la banca: blind, review
Segundo miembro de la banca: blind, review
Resumen: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a relevância atribuída e o grau de conhecimento sobre os conteúdos de Contabilidade Gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC aos estudantes de graduação em Contabilidade. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa, com procedimentos de pesquisa documental e o levantamento com a aplicação de questionário aos estudantes matriculados do 6º ao 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade federal pública de Minas Gerais. Utilizou-se a análise descritiva e o teste Não-Paramétrico Mann-Whitney para a análise de diferenças de médias considerando os grupos selecionados. Os resultados evidenciaram que os discentes da instituição não se sentem preparados para a realização do exame de suficiência no que se refere aos conteúdos de Contabilidade Gerencial. O estudo contribui para gestores acadêmicos e docente com o propósito de conhecer as fragilidades apresentadas no estudo quando aos conteúdos de contabilidade gerencial requeridos no exame de suficiência do CFC, no qual poderão promover ações que possam auxiliar no melhor desempenho dos estudantes.
Abstract: The objective of the research is to identify and analyze the attributed relevance and the degree of knowledge about the Management Accounting contents required in the CFC sufficiency exam for undergraduate Accounting students. A descriptive study with a quantitative approach was carried out, with documentary research procedures and the survey with the application of a questionnaire to students enrolled from the 6th to the 10th period of the undergraduate course in Accounting at a public federal university in Minas Gerais. Descriptive analysis and the Non Parametric Mann-Whitney test were used for the analysis of mean differences considering the selected groups. The results showed that the institution's students do not feel prepared to take the sufficiency exam with regard to Management Accounting content. The study contributes to academic managers and professors with the purpose of knowing the weaknesses presented in the study regarding the managerial accounting contents required in the CFC sufficiency exam, in which they can promote actions that can help in the best performance of the students.
Palabras clave: Contabilidade gerencial
Exame de suficiência
Artefatos de contabilidade gerencial
CFC
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RODRIGUES, Victor Hugo Riposati. Ensino de contabilidade gerencial e o exame de suficiência do CFC. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36864
Fecha de defensa: 19-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoContabilidadeGerencial.pdfTCC481.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.