Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8564-5796
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia
Título(s) alternativo(s): Natura's internationalization strategies: expansion into Australia e Malasya markets
Autor(es): Sacramento, Isabelly Cristina de Souza
Primeiro orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primeiro membro da banca: Filho, Armando Gallo Yahn
Segundo membro da banca: Loural, Marcelo Sartório
Resumo: Este artigo analisa as estratégias de internacionalização do grupo empresarial Natura&Co, com o objetivo de avaliar os principais fatores atrativos e as estratégias utilizadas pela empresa no processo de entrada nos mercados de países da Ásia e Oceania. Com esse objetivo, é utilizado o Modelo de Uppsala para compreensão do processo de internacionalização da empresa ao longo dos anos. As fontes de informações foram publicações acadêmicas e jornalísticas, além de dados fornecidos pelos relatórios da própria empresa. Verifica-se que o processo de internacionalização da Natura ocorreu de forma gradual ao longo dos anos por meio do ganho de experiência sobre o comércio internacional. Na internacionalização para a Austrália, o principal fator veio da aquisição da fabricante de cosméticos Aesop em 2016, que já detinha forte presença nos mercados asiáticos. No caso da Malásia, o primeiro país asiático a receber uma loja da Natura, a empresa contou com um mercado receptivo, sendo um dos mercados em que uma das marcas adquiridas pelo grupo possuía vasta experiência. Portanto, comprova-se a relevância da aquisição das marcas atuantes nesses países para atingir o objetivo de adentrar o mercado do sudeste asiático.
Palavras-chave: Estratégias de internacionalização
Natura
Austrália
Malásia
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SACRAMENTO, Isabelly Cristina de Souza. Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
Data de defesa: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstratégiasInternacionalizaçãoNatura.pdf350.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.