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dc.creatorSacramento, Isabelly Cristina de Souza-
dc.date.accessioned2023-01-25T17:41:19Z-
dc.date.available2023-01-25T17:41:19Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Isabelly Cristina de Souza. Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectNaturapt_BR
dc.subjectAustráliapt_BR
dc.subjectMalásiapt_BR
dc.titleEstratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásiapt_BR
dc.title.alternativeNatura's internationalization strategies: expansion into Australia e Malasya marketspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veríssimo, Michele Polline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Armando Gallo Yahn-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674111248402790pt_BR
dc.contributor.referee2Loural, Marcelo Sartório-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7209199953662705pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as estratégias de internacionalização do grupo empresarial Natura&Co, com o objetivo de avaliar os principais fatores atrativos e as estratégias utilizadas pela empresa no processo de entrada nos mercados de países da Ásia e Oceania. Com esse objetivo, é utilizado o Modelo de Uppsala para compreensão do processo de internacionalização da empresa ao longo dos anos. As fontes de informações foram publicações acadêmicas e jornalísticas, além de dados fornecidos pelos relatórios da própria empresa. Verifica-se que o processo de internacionalização da Natura ocorreu de forma gradual ao longo dos anos por meio do ganho de experiência sobre o comércio internacional. Na internacionalização para a Austrália, o principal fator veio da aquisição da fabricante de cosméticos Aesop em 2016, que já detinha forte presença nos mercados asiáticos. No caso da Malásia, o primeiro país asiático a receber uma loja da Natura, a empresa contou com um mercado receptivo, sendo um dos mercados em que uma das marcas adquiridas pelo grupo possuía vasta experiência. Portanto, comprova-se a relevância da aquisição das marcas atuantes nesses países para atingir o objetivo de adentrar o mercado do sudeste asiático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode127364648-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

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