Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8564-5796
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia
Alternate title (s): Natura's internationalization strategies: expansion into Australia e Malasya markets
Author: Sacramento, Isabelly Cristina de Souza
First Advisor: Veríssimo, Michele Polline
First member of the Committee: Filho, Armando Gallo Yahn
Second member of the Committee: Loural, Marcelo Sartório
Summary: Este artigo analisa as estratégias de internacionalização do grupo empresarial Natura&Co, com o objetivo de avaliar os principais fatores atrativos e as estratégias utilizadas pela empresa no processo de entrada nos mercados de países da Ásia e Oceania. Com esse objetivo, é utilizado o Modelo de Uppsala para compreensão do processo de internacionalização da empresa ao longo dos anos. As fontes de informações foram publicações acadêmicas e jornalísticas, além de dados fornecidos pelos relatórios da própria empresa. Verifica-se que o processo de internacionalização da Natura ocorreu de forma gradual ao longo dos anos por meio do ganho de experiência sobre o comércio internacional. Na internacionalização para a Austrália, o principal fator veio da aquisição da fabricante de cosméticos Aesop em 2016, que já detinha forte presença nos mercados asiáticos. No caso da Malásia, o primeiro país asiático a receber uma loja da Natura, a empresa contou com um mercado receptivo, sendo um dos mercados em que uma das marcas adquiridas pelo grupo possuía vasta experiência. Portanto, comprova-se a relevância da aquisição das marcas atuantes nesses países para atingir o objetivo de adentrar o mercado do sudeste asiático.
Keywords: Estratégias de internacionalização
Natura
Austrália
Malásia
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SACRAMENTO, Isabelly Cristina de Souza. Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
Date of defense: 20-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasInternacionalizaçãoNatura.pdf350.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.