Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8564-5796
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia
Título (s) alternativo (s): Natura's internationalization strategies: expansion into Australia e Malasya markets
Autor: Sacramento, Isabelly Cristina de Souza
Primer orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primer miembro de la banca: Filho, Armando Gallo Yahn
Segundo miembro de la banca: Loural, Marcelo Sartório
Resumen: Este artigo analisa as estratégias de internacionalização do grupo empresarial Natura&Co, com o objetivo de avaliar os principais fatores atrativos e as estratégias utilizadas pela empresa no processo de entrada nos mercados de países da Ásia e Oceania. Com esse objetivo, é utilizado o Modelo de Uppsala para compreensão do processo de internacionalização da empresa ao longo dos anos. As fontes de informações foram publicações acadêmicas e jornalísticas, além de dados fornecidos pelos relatórios da própria empresa. Verifica-se que o processo de internacionalização da Natura ocorreu de forma gradual ao longo dos anos por meio do ganho de experiência sobre o comércio internacional. Na internacionalização para a Austrália, o principal fator veio da aquisição da fabricante de cosméticos Aesop em 2016, que já detinha forte presença nos mercados asiáticos. No caso da Malásia, o primeiro país asiático a receber uma loja da Natura, a empresa contou com um mercado receptivo, sendo um dos mercados em que uma das marcas adquiridas pelo grupo possuía vasta experiência. Portanto, comprova-se a relevância da aquisição das marcas atuantes nesses países para atingir o objetivo de adentrar o mercado do sudeste asiático.
Palabras clave: Estratégias de internacionalização
Natura
Austrália
Malásia
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SACRAMENTO, Isabelly Cristina de Souza. Estratégias de internacionalização da Natura: a expansão para os mercados da Austrália e Malásia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36804
Fecha de defensa: 20-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstratégiasInternacionalizaçãoNatura.pdf350.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.