Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35832| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2427-1273 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Design como facilitador do processo de ensino-aprendizagem: princípios de design informacional e gráfico para orientação da prática docente. |
| Título(s) alternativo(s): | Design as a facilitator of the teaching-learning process: principles of informational and graphic design to guide teaching practice. |
| Autor(es): | Borges, Thainá de Morais |
| Primeiro orientador: | Marco, Isabella Gomes de |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Aline Teixeira de Souza |
| Segundo membro da banca: | Gomes, Lívia Letícia Zanier |
| Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de elaborar um guia técnico e didático a partir das técnicas de design gráfico e informacional, para auxiliar docentes no desenvolvimento de materiais didáticos de língua portuguesa do ensino médio da rede pública. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para melhor compreender de que forma ocorre o processo de ensino-aprendizagem e de que maneira o design pode atuar nesse campo. Para a elaboração do guia foi adotada metodologia própria ao design informacional. Além disso, foi desenvolvido uma Survey com professores de língua portuguesa que lecionam para o ensino médio da rede pública, construção da persona com base nas respostas obtidas, adaptação dos textos que compõem o guia e criação do layout. Espera-se como principal contribuição da pesquisa colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, através da orientação do professor com princípios que buscam a facilitação dos processos de percepção, leitura, compreensão, memorização e uso da informação apresentada. |
| Abstract: | The goal of the present work is to draw up a technical and didactic guide from the techniques of graphic and informational design to help teachers in the development of learning materials in portuguese language for high school in the public network. To this end a bibliographic search was done to better understand how the teaching-learning process happens and which ways the design can work in this field. To the elaboration of the guide it used the methodology proper for the informational design. In addition to that a survey was made with portuguese language high school teachers of the public network, development of the personas based on the answers of the survey, adaptation of texts in the guide and layout design. The expectation is with the survey help in the teaching-learning process, by guidance of teachers with values of searching for simplification in the processes of perception, reading, understanding, memorization and the use of the information submitted. |
| Palavras-chave: | Design Design e educação Design informacional Design gráfico Materiais didáticos Education and design Informational design Graphic design Learning materials |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BORGES, Thainá de Morais. Design como facilitador do processo de ensino-aprendizagem: princípios de design informacional e gráfico para orientação da prática docente. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35832 |
| Data de defesa: | 19-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DesignComoFacilitador.pdf | TCC | 25.85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| INFORMA Guia Prático.pdf | Guia Desenvolvido | 14.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

