Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35832
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Thainá de Morais-
dc.date.accessioned2022-08-26T14:45:06Z-
dc.date.available2022-08-26T14:45:06Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationBORGES, Thainá de Morais. Design como facilitador do processo de ensino-aprendizagem: princípios de design informacional e gráfico para orientação da prática docente. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35832-
dc.description.abstractThe goal of the present work is to draw up a technical and didactic guide from the techniques of graphic and informational design to help teachers in the development of learning materials in portuguese language for high school in the public network. To this end a bibliographic search was done to better understand how the teaching-learning process happens and which ways the design can work in this field. To the elaboration of the guide it used the methodology proper for the informational design. In addition to that a survey was made with portuguese language high school teachers of the public network, development of the personas based on the answers of the survey, adaptation of texts in the guide and layout design. The expectation is with the survey help in the teaching-learning process, by guidance of teachers with values of searching for simplification in the processes of perception, reading, understanding, memorization and the use of the information submitted.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign e educaçãopt_BR
dc.subjectDesign informacionalpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectEducation and designpt_BR
dc.subjectInformational designpt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectLearning materialspt_BR
dc.titleDesign como facilitador do processo de ensino-aprendizagem: princípios de design informacional e gráfico para orientação da prática docente.pt_BR
dc.title.alternativeDesign as a facilitator of the teaching-learning process: principles of informational and graphic design to guide teaching practice.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Isabella Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427751936871194pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aline Teixeira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9854498289189848pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Lívia Letícia Zanier-
dc.contributor.referee2Lattesttp://lattes.cnpq.br/5372320085946536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5145770496611154pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de elaborar um guia técnico e didático a partir das técnicas de design gráfico e informacional, para auxiliar docentes no desenvolvimento de materiais didáticos de língua portuguesa do ensino médio da rede pública. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para melhor compreender de que forma ocorre o processo de ensino-aprendizagem e de que maneira o design pode atuar nesse campo. Para a elaboração do guia foi adotada metodologia própria ao design informacional. Além disso, foi desenvolvido uma Survey com professores de língua portuguesa que lecionam para o ensino médio da rede pública, construção da persona com base nas respostas obtidas, adaptação dos textos que compõem o guia e criação do layout. Espera-se como principal contribuição da pesquisa colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, através da orientação do professor com princípios que buscam a facilitação dos processos de percepção, leitura, compreensão, memorização e uso da informação apresentada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode117957055-
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesignComoFacilitador.pdfTCC25.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
INFORMA Guia Prático.pdfGuia Desenvolvido14.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.