Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9742-5272 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo |
Autor(es): | Almeida, Bruno Borges de |
Primeiro orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
Primeiro membro da banca: | Não se aplica, Não se aplica |
Segundo membro da banca: | Não se aplica, Não se aplica |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento personalizado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de sala de aula. Para isto, desenvolveremos o conceito de Educação Especial; buscaremos entender o que é o Autismo e suas múltiplas possibilidades de aprendizado; conheceremos a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012); apontaremos, então, para a importância do atendimento personalizado a estas crianças em sala de aula, fazendo alusão, de modo especial, a um recente programa da Secretaria de Educação da cidade de Votuporanga/SP, que realizou processo seletivo para contratação de profissionais que passaram a atuar nessa área a partir do ano de 2022. |
Palavras-chave: | Autismo Educação especial Educação inclusiva Dignidade da pessoa humana Assistente de classe Lei Berenice Piana |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ALMEIDA, Bruno Borges de. Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199 |
Data de defesa: | 28-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OPapelE.pdf | TCC | 228.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons