Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9742-5272
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo
Autor(es): Almeida, Bruno Borges de
Primeiro orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primeiro membro da banca: Não se aplica, Não se aplica
Segundo membro da banca: Não se aplica, Não se aplica
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento personalizado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de sala de aula. Para isto, desenvolveremos o conceito de Educação Especial; buscaremos entender o que é o Autismo e suas múltiplas possibilidades de aprendizado; conheceremos a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012); apontaremos, então, para a importância do atendimento personalizado a estas crianças em sala de aula, fazendo alusão, de modo especial, a um recente programa da Secretaria de Educação da cidade de Votuporanga/SP, que realizou processo seletivo para contratação de profissionais que passaram a atuar nessa área a partir do ano de 2022.
Palavras-chave: Autismo
Educação especial
Educação inclusiva
Dignidade da pessoa humana
Assistente de classe
Lei Berenice Piana
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALMEIDA, Bruno Borges de. Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
Data de defesa: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPapelE.pdfTCC228.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons