Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9742-5272
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo
Autor: Almeida, Bruno Borges de
Primer orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primer miembro de la banca: Não se aplica, Não se aplica
Segundo miembro de la banca: Não se aplica, Não se aplica
Resumen: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento personalizado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de sala de aula. Para isto, desenvolveremos o conceito de Educação Especial; buscaremos entender o que é o Autismo e suas múltiplas possibilidades de aprendizado; conheceremos a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012); apontaremos, então, para a importância do atendimento personalizado a estas crianças em sala de aula, fazendo alusão, de modo especial, a um recente programa da Secretaria de Educação da cidade de Votuporanga/SP, que realizou processo seletivo para contratação de profissionais que passaram a atuar nessa área a partir do ano de 2022.
Palabras clave: Autismo
Educação especial
Educação inclusiva
Dignidade da pessoa humana
Assistente de classe
Lei Berenice Piana
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Bruno Borges de. Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
Fecha de defensa: 28-jun-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OPapelE.pdfTCC228.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons