Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9742-5272 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo |
Author: | Almeida, Bruno Borges de |
First Advisor: | Longhini, Marcos Daniel |
First member of the Committee: | Não se aplica, Não se aplica |
Second member of the Committee: | Não se aplica, Não se aplica |
Summary: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento personalizado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de sala de aula. Para isto, desenvolveremos o conceito de Educação Especial; buscaremos entender o que é o Autismo e suas múltiplas possibilidades de aprendizado; conheceremos a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012); apontaremos, então, para a importância do atendimento personalizado a estas crianças em sala de aula, fazendo alusão, de modo especial, a um recente programa da Secretaria de Educação da cidade de Votuporanga/SP, que realizou processo seletivo para contratação de profissionais que passaram a atuar nessa área a partir do ano de 2022. |
Keywords: | Autismo Educação especial Educação inclusiva Dignidade da pessoa humana Assistente de classe Lei Berenice Piana |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ALMEIDA, Bruno Borges de. Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199 |
Date of defense: | 28-Jun-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OPapelE.pdf | TCC | 228.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License