Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9742-5272
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo
Author: Almeida, Bruno Borges de
First Advisor: Longhini, Marcos Daniel
First member of the Committee: Não se aplica, Não se aplica
Second member of the Committee: Não se aplica, Não se aplica
Summary: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento personalizado em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de sala de aula. Para isto, desenvolveremos o conceito de Educação Especial; buscaremos entender o que é o Autismo e suas múltiplas possibilidades de aprendizado; conheceremos a Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012); apontaremos, então, para a importância do atendimento personalizado a estas crianças em sala de aula, fazendo alusão, de modo especial, a um recente programa da Secretaria de Educação da cidade de Votuporanga/SP, que realizou processo seletivo para contratação de profissionais que passaram a atuar nessa área a partir do ano de 2022.
Keywords: Autismo
Educação especial
Educação inclusiva
Dignidade da pessoa humana
Assistente de classe
Lei Berenice Piana
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALMEIDA, Bruno Borges de. Educação especial: o papel e a importância do auxiliar de classe no acompanhamento de alunos com autismo. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35199
Date of defense: 28-Jun-2022
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPapelE.pdfTCC228.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons