Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8489-8510 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino não presencial, tecnologias e educação em Minas Gerais na pandemia covid-19 |
Author: | Silva, Aline Aparecida |
First Advisor: | Souza, Raquel Aparecida |
First member of the Committee: | Oliveira, Lucia Helena |
Second member of the Committee: | Gonçalves, Glaucia Signorelli |
Summary: | o objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impa objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impacto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todoscto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todos |
Keywords: | Ensino não presencial Tecnologias da educação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA,Aline Aparecida. Ensino não presencial, tecnologias e educação em minas gerais na pandemia da COVID-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154 |
Date of defense: | 4-May-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoNãoPresencial.pdf | TCC | 277.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.