Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8489-8510
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino não presencial, tecnologias e educação em Minas Gerais na pandemia covid-19
Autor: Silva, Aline Aparecida
Primer orientador: Souza, Raquel Aparecida
Primer miembro de la banca: Oliveira, Lucia Helena
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Glaucia Signorelli
Resumen: o objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impa objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impacto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todoscto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todos
Palabras clave: Ensino não presencial
Tecnologias da educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA,Aline Aparecida. Ensino não presencial, tecnologias e educação em minas gerais na pandemia da COVID-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154
Fecha de defensa: 4-may-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoNãoPresencial.pdfTCC277.65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.