Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Aline Aparecida-
dc.date.accessioned2022-06-13T15:54:22Z-
dc.date.available2022-06-13T15:54:22Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationSILVA,Aline Aparecida. Ensino não presencial, tecnologias e educação em minas gerais na pandemia da COVID-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35154-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino não presencialpt_BR
dc.subjectTecnologias da educaçãopt_BR
dc.titleEnsino não presencial, tecnologias e educação em Minas Gerais na pandemia covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Raquel Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208469507359517pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lucia Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli-
dc.contributor.referee2Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=191B3CE6071FC3624AAB9C50FB7DC3D3#pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoo objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impa objetivo da pesquisa foi compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para auxiliar nas atividades e no processo de ensino e aprendizagem no formato do ensino não presencial. Trata-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento de artigos científicos disponibilizados em duas bases de dados nacionais. Os resultados apontam que a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação podem contribuir com a educação, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, embora, tenha sido destacado que no contexto da pandemia da Covid-19, houve uma intensificação e obrigatoriedade para o uso delas, o que levou por um lado, há prejuízos para a qualidade da educação, considerando a discrepância de condições de acesso às tecnologias para todos os estudantes, falta de preparo dos professores e a pouca adaptação dos alunos com esse formato de ensino. Por outro, também foi destacado que a continuidade do ano letivo foi possível a partir da utilização de tecnologias para o ensino remoto, que, mesmo com problemas, pode reduzir o impacto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todoscto da falta de aulas presenciais. De forma geral, conclui-se que a adoção das tecnologias digitais na educação pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, mas faz-se necessário haver planejamento, acesso adequado e infraestrutura para todospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode114414472-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoNãoPresencial.pdfTCC277.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.