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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia
Título (s) alternativo (s): Artivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of Biology
Autor: Costa, Natania Borges
Primer orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primer miembro de la banca: Marques, Eduardo Frederico Luedy
Segundo miembro de la banca: Santos, Sandro Prado
Tercer miembro de la banca: Teixeira, Flávia do Bonsucesso
Resumen: No cenário político brasileiro entre os anos de 2017-2018, o texto analisa as possíveis interfaces entre as produções musicais brasileiras, de artistas LGBT+ e o ensino de Biologia; através dos saberes e abordagens, que esses/as trazem sobre gênero e sexualidade e as suas potencialidades para o ensino de Biologia. Para tais discussões, o texto articula corpos marginalizados, com base teórica na fragmentação das identidades modernas, por Stuart Hall nos estudos culturais e a discussão de gênero e sexualidade, na perspectiva pós-critica, com contribuições decoloniais. Através do artivismo de Linn da Quebrada, em uma análise cultural das suas vivências pessoais e do seu álbum Pajubá; aborda-se como os saberes transmitidos por suas músicas podem instruir as descobertas sobre o corpo; desmembrando os roteiros heteronormativos sobre a sexualidade, gênero e as relações sexuais. Linn da Quebrada, pela análise desse texto, apresenta novas perspectivas, relações e manifestações sexuais, do corpo que aprende suas formas de prazer e desroteirizam os padrões sociais normativos permitindo o ensino de novas bio-logias.
Abstract: In Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies.
Palabras clave: Gênero
Sexualidade
Ensino em Biologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Tema: Educação
Biologia (Ensino médio)
Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: COSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057
Fecha de defensa: 27-ago-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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