Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia
Alternate title (s): Artivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of Biology
Author: Costa, Natania Borges
First Advisor: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
First member of the Committee: Marques, Eduardo Frederico Luedy
Second member of the Committee: Santos, Sandro Prado
Third member of the Committee: Teixeira, Flávia do Bonsucesso
Summary: No cenário político brasileiro entre os anos de 2017-2018, o texto analisa as possíveis interfaces entre as produções musicais brasileiras, de artistas LGBT+ e o ensino de Biologia; através dos saberes e abordagens, que esses/as trazem sobre gênero e sexualidade e as suas potencialidades para o ensino de Biologia. Para tais discussões, o texto articula corpos marginalizados, com base teórica na fragmentação das identidades modernas, por Stuart Hall nos estudos culturais e a discussão de gênero e sexualidade, na perspectiva pós-critica, com contribuições decoloniais. Através do artivismo de Linn da Quebrada, em uma análise cultural das suas vivências pessoais e do seu álbum Pajubá; aborda-se como os saberes transmitidos por suas músicas podem instruir as descobertas sobre o corpo; desmembrando os roteiros heteronormativos sobre a sexualidade, gênero e as relações sexuais. Linn da Quebrada, pela análise desse texto, apresenta novas perspectivas, relações e manifestações sexuais, do corpo que aprende suas formas de prazer e desroteirizam os padrões sociais normativos permitindo o ensino de novas bio-logias.
Abstract: In Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Ensino em Biologia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Subject: Educação
Biologia (Ensino médio)
Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: COSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057
Date of defense: 27-Aug-2019
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtivismoGêneroSexualidade.pdf10.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons