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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Costa, Natania Borges | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T20:07:32Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T20:07:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057 | - |
dc.description.abstract | In Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino em Biologia | pt_BR |
dc.title | Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Artivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of Biology | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Eduardo Frederico Luedy | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9793403141944589 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Sandro Prado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1276426419124799 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Teixeira, Flávia do Bonsucesso | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6588767019535064 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1937313398531448 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | No cenário político brasileiro entre os anos de 2017-2018, o texto analisa as possíveis interfaces entre as produções musicais brasileiras, de artistas LGBT+ e o ensino de Biologia; através dos saberes e abordagens, que esses/as trazem sobre gênero e sexualidade e as suas potencialidades para o ensino de Biologia. Para tais discussões, o texto articula corpos marginalizados, com base teórica na fragmentação das identidades modernas, por Stuart Hall nos estudos culturais e a discussão de gênero e sexualidade, na perspectiva pós-critica, com contribuições decoloniais. Através do artivismo de Linn da Quebrada, em uma análise cultural das suas vivências pessoais e do seu álbum Pajubá; aborda-se como os saberes transmitidos por suas músicas podem instruir as descobertas sobre o corpo; desmembrando os roteiros heteronormativos sobre a sexualidade, gênero e as relações sexuais. Linn da Quebrada, pela análise desse texto, apresenta novas perspectivas, relações e manifestações sexuais, do corpo que aprende suas formas de prazer e desroteirizam os padrões sociais normativos permitindo o ensino de novas bio-logias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 132 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 63418a98-887b-4316-b34d-5bad305236ec | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Sexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e cultura | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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