Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Natania Borges-
dc.date.accessioned2022-05-17T20:07:32Z-
dc.date.available2022-05-17T20:07:32Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Natania Borges. Artivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http//dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35057-
dc.description.abstractIn Brazilian political scene between 2017-2018, the text analyzes the possible interfaces between Brazilian LGBT+ musical production and Biology teaching practices through the knowledge and approaches brought by LGBT+ artists about gender and sexuality and its potential of teaching Biology. For such discussions, the text articulates marginalized bodies, based on the theoretical fragmentation of modern identities, by Stuart Hall in cultural studies and the discussion of gender and sexuality, in the post-critical perspective with decolonial contributions. Through the artivism of Linn da Quebrada, in a cultural analysis of her personal experiences and her album Pajubá; it approaches how the knowledge transmitted by her songs can instruct discoveries about body dismembering heteronormative scripts on sexuality, gender and sexual relations. Linn da Quebrada, as this text analyzes, presents new perspectives, relationships and sexual manifestations of the body that learns its forms of pleasure and de-script the normative social standards allowing possibilities of teaching new bio-logies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino em Biologiapt_BR
dc.titleArtivismo, gênero e sexualidade - Linn da Quebrada para o ensino de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeArtivism, gender and sexuality - Linn da Quebrada for the teaching of Biologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140638814052182pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eduardo Frederico Luedy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9793403141944589pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Flávia do Bonsucesso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6588767019535064pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937313398531448pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo cenário político brasileiro entre os anos de 2017-2018, o texto analisa as possíveis interfaces entre as produções musicais brasileiras, de artistas LGBT+ e o ensino de Biologia; através dos saberes e abordagens, que esses/as trazem sobre gênero e sexualidade e as suas potencialidades para o ensino de Biologia. Para tais discussões, o texto articula corpos marginalizados, com base teórica na fragmentação das identidades modernas, por Stuart Hall nos estudos culturais e a discussão de gênero e sexualidade, na perspectiva pós-critica, com contribuições decoloniais. Através do artivismo de Linn da Quebrada, em uma análise cultural das suas vivências pessoais e do seu álbum Pajubá; aborda-se como os saberes transmitidos por suas músicas podem instruir as descobertas sobre o corpo; desmembrando os roteiros heteronormativos sobre a sexualidade, gênero e as relações sexuais. Linn da Quebrada, pela análise desse texto, apresenta novas perspectivas, relações e manifestações sexuais, do corpo que aprende suas formas de prazer e desroteirizam os padrões sociais normativos permitindo o ensino de novas bio-logias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2303pt_BR
dc.crossref.doibatchid63418a98-887b-4316-b34d-5bad305236ec-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.autorizadoSexualidade, gênero e sociedade.Sexualidades e culturapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtivismoGêneroSexualidade.pdf10.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons