Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0550-9864 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais |
| Autor(es): | Portilho, Rosanna Salomão |
| Primeiro orientador: | Paula, José Eduardo de |
| Primeiro membro da banca: | Pinto, Lucas |
| Segundo membro da banca: | Leite, Vilma |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se propõe a fazer uma análise reflexiva dos efeitos causados pelo desenvolvimento corpóreo-vocal no fazer do artista-criador a partir de um memorial descritivo de três principais experiências vividas dentro e fora da universidade, a saber: o manifesto teatral “PULSE!” e a descoberta da vocalidade por uma perspectiva musicalizada dentro do caráter brechtiano; “Como dói o Amor”, um processo de montagem de um espetáculo de Commédia dell’Arte e a importância das máscaras para o desenvolvimento de potencial expressivo para a composição do personagem “Belão” com ênfase na construção vocal do mesmo; “Gota D’Água: Reverberações de um acompanhamento fonoaudiológico no desenvolvimento do trabalho atoral”, compartilhando o impacto de uma preparação vocal com um profissional especialista para a conquista de autonomia artística nos processos de criação. Por fim, busca-se compreender os princípios e conceitos norteadores para o ofício do ator. |
| Abstract: | This term paper and undergraduate thesis proposes the reflective analysis of the effects caused by the corporeal-vocal development of the creator-artist’s practice from a descriptive memorial of three main experiences lived inside and outside of the university, namely: the manifesto play “PULSE!” and the discovery of vocality from a musical perspective with Brechtian characteristics. “Como dói o Amor”, which is a creative process of a Commédia dell’Arte show and the importance of masks for the development of the “Belão”’ character and his potential, with an emphasis on his vocal structure. Gota D’Água: reverberations of a speech-language pathology accompaniment for the development of acting work, and sharing the impact of a vocal preparation with a professional specialist for the achievement of artistic autonomy in the processes of creation. Finally, we seek to understand the guiding principles and concepts for the acting work. |
| Palavras-chave: | Atuação. Acting Teatro Theater Corpo-voz. Body-voice Fonoaudiologia. Speech therapy Ator-criador. Creator-actor. |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PORTILHO, Rosanna Salomão. Reverberações vocais na arte teatral: Um olhar sensível acerca da autonomia artística nos processos de criação corpóreos-vocais. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34988 |
| Data de defesa: | 30-Mar-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReverberaçõesVocaisNa.pdf | TCC | 1.96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
